Escrito por: CNM CUT

ArcelorMittal prevê nova unidade de laminação no Espírito Santo

A ArcelorMittal, maior grupo siderúrgico do mundo, estuda a possibilidade de construir uma unidade de laminação na fábrica de Tubarão, no Espírito Santo, segundo o diretor comercial da planta, Gustavo Fontana.

"O mercado está aquecido e pensamos em acompanhar", disse nesta terça-feira o executivo a jornalistas durante um congresso internacional da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM).

"Vamos levar uma proposta aos nossos acionistas e ao nosso conselho de administração... esperamos nos próximos meses trazer novidades nessa área", acrescentou Fontana, sem dar mais detalhes.

Segundo ele, a siderúrgica de Tubarão produz atualmente 7,5 milhões de toneladas de placas semiacabadas por ano, sendo que 3,5 milhões de toneladas são beneficiadas no exterior. Ele disse que a ArcelorMittal Tubarão estuda processar esse volume de placas semiacabadas no país.

No mesmo evento, o vice-presidente de negócios da Usiminas, Sérgio Leite Andrade, anunciou que a empresa pretende elevar de 20 por cento para 50 por cento o processamento de aço produzido no país.

O objetivo é atingir essa meta até 2015, disse. A empresa tem um plano de investimentos em execução de 10 bilhões de reais.

Andrade afirmou que a Usiminas pretende nos próximos dois anos ampliar sua produção de aços planos no país, de 7 para 10 milhões de toneladas.

"Com esse volume adicional, garantiremos a capacidade produtiva para a demanda do mercado de óleo e gás".

Fonte: Reuters/Brasil Online