Escrito por: CNM CUT

Assembléia da Vale do Rio Doce aprova desdobramento de ações

A Companhia Vale do Rio Doce informou nesta quinta-feira que uma assembléia de acionistas aprovou o desdobramento de ações da empresa a partir de 3 de setembro.

Com isso, cada ação ordinária e preferencial de emissão da Vale passará a ser representada por duas ações da mesma espécie e classe.

'Consequentemente, o capital social da companhia passará a ser composto por 4.919.314.116 ações, sendo 2.999.797.716 ações ordinárias e 1.919.516.400 ações preferenciais classe 'A', incluindo 12 ações de classe especial', informou a Vale em um comunicado.

De acordo com a empresa, no dia 6 de setembro será feita a distribuição das novas ações decorrentes do desdobramento, na proporção de uma nova ação adicional para cada ação existente, para os investidores detentores de participação acionária no dia 31 de agosto de 2007.

A partir do dia 13 de setembro cada American Depositary Receipt (ADR) listado na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE) representativo de ações ordinárias (RIO) ou preferenciais (RIOPR) da companhia também será desdobrado, disse a companhia.

A distribuição de ADRs será na proporção de um para um, mantendo a proporção de um ADR para cada ação ordinária ou preferencial.

'Por razões de natureza operacional, entre os dias 3 e 12 de setembro de 2007, as ações listadas na Bovespa serão negociadas pós-desdobramento ao passo que os ADRs listados na NYSE serão transacionados pré-desdobramento. A negociação com ADRs pós-desdobramento terá inicio no dia 13 de setembro', informou a Vale.

As ações no desdobramento serão da mesma espécie e classe da ação originalmente desdobrada e terão seus direitos políticos e econômicos integralmente assegurados, informou a Vale, tendo inclusive direito ao recebimento da segunda parcela de remuneração aos acionistas, caso esta seja aprovada pelo Conselho de Administração da Vale na reunião a se realizar em 18 de outubro de 2007.

Fonte: Reuters