Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí
Tombamento garante proteção legal ao imóvel que abriga a entidade. Em julho, trabalhadores aprovaram proposta da campanha salarial
A Câmara Municipal de Niterói (RJ) aprovou o tombamento do prédio que abriga o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Niterói e Itaboraí como patrimônio material da cidade.
O projeto de lei, originalmente apresentado em 2018 pela então vereadora e hoje deputada estadual Verônica Lima (PT), foi retomado e aprovado este ano em coautoria com o mandato do vereador Sylvio Maurício (PT).
Localizado na Travessa Cadete Xavier Leal, no Centro de Niterói, o edifício representa mais do que uma sede sindical. É símbolo de resistência democrática, da luta por direitos trabalhistas e da atuação de movimentos sociais e populares ao longo da história da cidade. O tombamento garante proteção legal ao imóvel e reforça o compromisso da Câmara com a memória, a cultura e a valorização das lutas sociais em Niterói.
“Nosso prédio é mais que concreto. Ele é o coração da nossa história. É a prova viva decada assembleia, de cada grito de luta e de cada vitória que conquistamos juntos. O tombamento não é só para proteger as paredes, é para proteger a nossa memória. É o reconhecimento de que a luta dos trabalhadores tem um valor enorme e merece ser lembrada para sempre. Com ele tombado, ninguém pode nos tirar este espaço, que continuará sendo nossa casa e nosso ponto de encontro para as próximas batalhas. Essa vitória não é só no papel. É a certeza de que a nossa história, construída com muito esforço, continuará de pé, forte e viva para sempre. É uma vitória de cada metalúrgico que faz e fez parte dessa caminhada”, afirmou em artigo na página do Facebook do Sindicato, o gestor público e consultor do sindicato dos metalúrgicos de Niterói, Nilton Campos.
Pauta da campanha salarial aprovada
No início de julho, em assembleia na frente da sede do Sindicato em Niterói, os trabalhadores aprovaram por unanimidade a proposta de negociação do sindicato patronal RJ Metal. A negociação chegou em 6% de reajuste, e não houve alteração na Convenção Coletiva da categoria. A data base em Niterói é a partir de 1º de maio.