Escrito por: Redação CNM/CUT

CNM/CUT participa de formação que desenvolve política permanente de sindicalização

Evento em Guarulhos reuniu dirigentes sindicais de entidades filiadas a IndustriALL Global Union entre os dias 28 e 30 de outubro, em Guarulhos

Divulgação
Comitiva da CNM/CUT que participou das atividades em Guarulhos (SP)

Metalúrgicos da CUT participaram entre os dias 28 e 30 de outubro, em Guarulhos (SP), da Atividade de Formação e Organização Para Desenvolvimento de Políticas de Sindicalização. A iniciativa reuniu lideranças sindicais de vários ramos e centrais filiadas à IndustriALL Global Union e teve participação também do sindicato metalúrgico alemão IG Metall.

O projeto terá duração de dois anos e tem como objetivo organizar um plano de ação visando uma política de sindicalização permanente para sindicatos. Nesse primeiro encontro em Guarulhos, um grupo de 28 trabalhadoras e trabalhadores esteve presente, dos quais 16 eram mulheres e 12 homens. 

Representando a CNM/CUT, estiveram quatro metalúrgicos, sendo três mulheres e um homem (dos sindicatos de Araquari (SC), Joinville (SC), Manaus (AM) e Pernambuco).

Segundo a secretária de Formação da CNM/CUT, Maria do Amparo Travassos Ramos, um dos maiores desafios do movimento sindical na atualidade é ampliar a representação nos locais de trabalho e fortalecer a organização nos segmentos representados pela Confederação.

“Vivemos em um momento em que as mudanças no mercado de trabalho exigem uma postura ativa e uma adaptação constante. Essa atividade não apenas nos traz ferramentas para enfrentar esses desafios, mas também é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências e refletir sobre as dificuldades comuns. Ao unir nossas vozes e aprender com as práticas bem-sucedidas de outros setores, fortalecemos nossa capacidade de defesa dos direitos dos trabalhadores, além de inspirar um compromisso renovado com a luta por condições mais justas e dignas para todos”, ressalta Amparo.

Divulgação

Dentro das atividades propostas nos dias do encontro, foram realizados muitos trabalhos de grupo, de planejamento, de conceituação do quê significa sindicalizar, de como é a prática, como funciona, tudo a partir de exercícios e dinâmicas práticas que envolveram os participantes dentro do tema da sindicalização.

Houve também um momento que tratou da importância do mapeamento de lideranças e militantes para colaborar com o processo de sindicalização. Integrantes do sindicato alemão IG Metall, considerado o maior em número de metalúrgicos filiados em todo o mundo, trouxeram uma experiência de campanha de sindicalização realizada em uma fábrica chinesa instalada na Alemanha.

Depois do encontro presencial, haverão encontros virtuais para monitorar o plano de ação criado durante as atividades.