Escrito por: CNM CUT

Com investimento de R$ 100 mi grupo Itavema vai fabricar motos

Mais um grupo de revendas de veículos, o Itavema, dono de 60 lojas de várias marcas, decidiu investir na produção de veículos. A empresa iniciou este mês a produção de motocicletas da marca Dafra em Manaus (AM), projeto que consumiu até agora R$ 100 milhões e gerou 310 empregos.

A produção será feita com CKDs (peças desmontadas) trazidas da China, mas a empresa adquiriu licença para produção local de peças, o que significará maior índice de nacionalização no futuro.

A Dafra será a oitava fabricante de motos em Manaus, junto com empresas tradicionais como Honda e Yamaha e novatas como Sundown e Kasinski.

A primeira etapa da produção inclui quatro modelos de motos com até 250 cc, a preços que vão de R$ 3.290 (Super 100) a R$ 5.990 (scooter Laser 150). A moto mais barata da Honda, líder de mercado, custa R$ 3.990. A Sundown tem um modelo por R$ 2.990.

Este ano serão fabricadas pela Dafra 60 mil motos, número que passará a 90 mil em 2009, prevê o diretor do grupo Itavema, Mário Sérgio Moreira Franco. Ele diz que a empresa está montando um centro de desenvolvimento, em parceria com uma empresa européia, para desenvolver produtos próprios.

Outros dois empresários brasileiros do ramo de revenda de carros, Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Eduardo Souza Ramos, também se transformaram em montadores de veículos. O primeiro com a construção da fábrica da Hyundai e o segundo com a da Mitsubishi, ambas em Goiás, por enquanto atuando no segmento de utilitários e pequenos caminhões.

Dono de patrimônio de mais de R$ 1 bilhão, o grupo familiar Itavema também atua na produção de peças plásticas, transporte e logística e na área de serviços (locação, consórcio e seguro). Faturou R$ 4,4 bilhões em 2007 e a projeção para este ano é de R$ 6 bilhões.

'Não somos uma empresa chinesa que veio vender motos no Brasil; somos uma empresa nacional que fez parcerias globais para atuar no País', diz Franco. Para passar essa imagem aos clientes, ele gastará R$ 25 milhões em campanha publicitária neste primeiro semestre. O laboratório de desenvolvimento ficará com R$ 5 milhões.

PARCERIA

O mercado brasileiro cresce desde 1993, quando a produção era de 83,4 mil motos. Em 2007, atingiu 1,73 milhão de unidades e a projeção é de 1,94 milhão de unidades este ano, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo). Esse crescimento constante tem atraído diversas empresas para o Brasil, muitas delas de origem chinesa.

Pelas projeções do presidente da Dafra Motos, Creso Franco, em 2012 o País deverá produzir 3,5 milhões de motos. O mercado será puxado pelos consumidores das classes C e D, 'assalariados que terão acesso ao primeiro veículo', e menos pelos motoboys. Até lá, a Dafra pretender ter 10% das vendas.

Para financiar seus produtos, a Dafra fez parceria com o Itaú. O modelo mais barato, por exemplo, poderá ser adquirido em 39 prestações de R$ 125. Até o fim de março, a empresa terá 170 lojas no País. Só em São Paulo serão inauguradas 35 lojas no dia 7, todas do Grupo Itavema.

Segundo Franco, as motos serão desenvolvidas no Brasil e na Europa. Da China, ele trará inicialmente 90% das peças das empresas Zongschen, Lifan e Loncin, todas com produção acima de 1,5 milhão de motos/ano. Também adquiriu tecnologia e licença para produzir peças.

Fonte: O Estado de S.Paulo