Escrito por: FEM-CUT/SP
Trabalhadores participaram de assembleias sobre PLR, plano de saúde e calendário de dias-pontes, além de paralisação por problemas, entre outras
Os sindicatos filiados à Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT-SP (FEM-CUT/SP) realizaram diversas assembleias ao longo da semana para votar temas de grande importância para os trabalhadores.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC) esteve na Mastermag, em Diadema, onde os trabalhadores aprovaram mudanças no plano de saúde. Já na ASBrasil, em São Bernardo, os metalúrgicos aprovaram o banco de horas positivo. Ambas as negociações foram feitas pela entidade sindical.
Já, na Marcolar, em Ribeirão Pires, o SMABC realizou assembleia sobre o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e os trabalhadores aprovaram o acordo. O PLR será pago em duas parcelas.
Em Pindamonhangaba teve paralisação na empresa Latasa. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba mobilizou os trabalhadores por conta do alto índice de acidentes e por denúncias de excesso de pressão da chefia.
Na empresa Tenaris Confab o sindicato informou sobre a implantação do cartão farmácia, que foi firmado na Campanha Salarial e teve avanços, subindo de R$ 100 para R$ 150.
No interior, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba realizou uma assembleia de fechamento do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPR) com trabalhadores da empresa Dana. O acordo de PPR negociado pelo sindicato em 2024 foi 15% maior que no ano anterior e pago em duas parcelas.
Já os trabalhadores da ZF das plantas I e II aprovaram em assembleia uma proposta de calendário de dias-pontes referente a 2025.