Escrito por: Redação CNM/CUT

Congresso da CSI na Austrália começa e debate desafios para os próximos quatro anos

Para o Secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT a nova direção da CSI tem muitos desafios pela frente e um papel importantíssimo nessa construção de um novo mundo

Divulgação

A CSI (Confederação Sindical Internacional) realiza de 17 a 22 de novembro o seu 5º Congresso Mundial, em Melbourne, no estado de Victoria, no sudeste da Austrália, que está 14 horas à frente do horário de Brasília. O chamado parlamento global dos trabalhadores e das trabalhadoras reunirá cerca de 1.000 sindicalistas de mais de 130 países onde os delegados e delegadas de mais de 300 centrais sindicais nacionais de todas as partes do mundo debaterão a agenda do movimento sindical para os próximos quatro anos. 

O Secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Maicon Michel Vasconcelos da Silva, disse que esse é um daqueles momentos históricos em que a  classe trabalhadora  é desafiada a partir de sua organização e intervenção política a construir alternativas à esse estado de coisas que temos hoje: explosão da precarização das relações de trabalho, crescimento expressivo de uma extrema direita a nível mundial, destruição da biodiversidade e dos recursos naturais, guerras imperialistas em diversos lugares do mundo, apartheid vacinal e um cenário literal de fome, peste e guerra. 

“A nova direção da CSI tem que encarar esses desafios de frente e de forma contundente. Não é possível continuar com a divisão geopolítica entre aqueles que usufruem do trabalho acumulado e aqueles que pagam a conta. Não é possível continuar com a disparidade entre o norte e o sul econômico A nova diretoria tem um papel importantíssimo nessa construção de um novo mundo”, destacou Maicon

O Congresso

A programação do Congresso contará com Fóruns especiais para discutir lições de choques globais, tecnologia e impactos no trabalho, um movimento sindical inclusivo, questões climáticas e transição justa. Haverá ainda eventos paralelos que ocorrerão em diferentes momentos durante o Congresso, inclusive durante os intervalos para almoço e após as sessões. 

Além de debate e deliberar sobre os temas e o projeto de Declaração do Congresso (que será discutido de 18 a 22/11 em plenário), os delegados e delegadas também elegerão no domingo (20), o próximo Secretário Geral da CSI e na segunda-feira (21) ocorre a eleição do Presidente, Vice-presidentes e Vice-secretários gerais. 

O 5º Congresso Mundial da CSI contará com transmissão ao vivo e poderá ser acompanhado no site https://congress2022.ituc-csi.org/ ou nas redes sociais: Facebook @ituccsi, Instagram @ituc_global/, Twitter @ituc, ou ainda  via #ITUC22.