Escrito por: CNM CUT

Em assembleia, trabalhadores na Tenaris Confab prorrogam medidas para evitar demissões

580 funcionários estarão envolvidos nas medidas, acordo estipula garantia de emprego ou salário, mas situação ainda preocupa

Crédito: SindmetalPindaAssembleia na Tenaris ConfabAssembleia na Tenaris Confab

Os trabalhadores da fábrica Tenaris Confab – Unidade Tubos, em Pindamonhangaba, aprovaram em assembleia na tarde dessa terça-feira, dia 15, um novo acordo prorrogando as medidas aplicadas para evitar demissões.

Desde julho, a maioria dos funcionários já estava com contratos de trabalho suspensos ou com redução de jornada e salário. O programa tem como base a lei 14.020 (antiga Medida Provisória 936), mas nos dois casos o acordo firmado com o sindicato garante que o funcionário receba ao menos 70% do salário.

O novo acordo vai durar quatro meses. Com ele, todos os trabalhadores terão garantia de emprego ou salário até o fim do ano.

As medidas irão envolver cerca de 580 funcionários. Quem estiver em alguma delas terá essa garantia estendida pelo mesmo período do programa.

Segundo o presidente da entidade, André Oliveira, a situação ainda é bastante preocupante.

“A empresa está operando com menos de 30% do efetivo e com uma jornada mínima. Ela sente a crise no setor do petróleo. Não tem previsão de novos pedidos. Para o sindicato cada emprego é importante e vamos fazer de tudo para manter o máximo de emprego que conseguirmos”, disse.

A empresa continua com benefícios suspensos, como o prêmio por tempo de serviço, mas vai manter o congelamento do desconto do convênio médico para quem estiver com contrato suspenso.

A Tenaris Confab Tubos fica no bairro Cidade Nova e atua na fabricação de tubos para extração de petróleo.

*Matéria publicada no site do sindicato