Escrito por: Redação CNM/CUT
Encontro com ministros da Defesa e do Trabalho abordou momento de retração no setor
Metalúrgicos da CUT estiveram nesta terça-feira (2) em Brasília em agenda com os ministros da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e do Trabalho, Luiz Marinho, onde conversaram sobre o atual momento da indústria de defesa brasileira.
Os dirigentes levaram a mesa que atualmente a indústria de defesa vive uma fase de retração, com muitas demissões na indústria armamentista e alto índice de importação de produtos com baixa qualidade. “Precisamos de investimento no setor e sair da lógica da importação”, criticou o coordenador de segmentos da CNM/CUT, Juarez Estevam Ribeiro, que esteve presente no encontro.
Segundo Juarez, a indústria da defesa no país é bastante variada, pois compreende vários segmentos da metalúrgica, e mesmo quando a empresa não é estatal é fortemente controlada pelo Estado.
“O mercado de trabalho da indústria de Defesa e Aeroespacial é muito importante na atividade econômica do país, empregando quase 30 mil trabalhadores e trabalhadoras”, disse o sindicalista.
O ministro da Defesa afirmou aos sindicalistas que haverá um seminário da indústria da defesa em setembro, em Brasília, e a CNM/CUT quer articular sua presença no evento.