Escrito por: CNM CUT
No começo de junho a Edscha, fabricante de dobradiças automotivas, inaugurou sua linha de estamparia, resultado do investimento de R$ 7 milhões definido há dois anos. O braço brasileiro, apesar de representar apenas 3% do total dos negócios do grupo alemão, tem ganhado destaque pelo desempenho positivo e pelas possibilidades de expansão. Tanto que já planeja investir mais R$ 9 milhões em máquinas e equipamentos no ano que vem.
Fora da Europa e dos Estados Unidos apenas a unidade brasileira ainda não dispunha de estamparia própria. Serão contratados, gradualmente de trinta a 35 funcionários para a nova área. Ao longo dos próximos três anos a empresa reduzirá sua dependência de fornecedores de peças estampadas. Roberto Lima, presidente da empresa, justifica o investimento: "Teremos o controle do processo de produção destas peças e, consequentemente, aumentaremos os níveis de qualidade e de eficiência, além de nos beneficiarmos da simplificação das operações logísticas".
Com a verticalização a Edscha brasileira espera ampliar seu faturamento anual dos atuais R$ 100 milhões para cerca de R$ 134 milhões em 2012 e alcançar dois dígitos de participação no faturamento mundial em cinco anos. A empresa fornece sobretudo para o mercado interno, que absorve 95% da produção de sua única fábrica aqui, em Sorocaba, SP. O restante segue para os demais mercados da América do Sul.
Fonte: Autodata