Escrito por: Redação CNM/CUT*
Evento realizado nos dias 28 e 29 de agosto reuniu entidades sindicais brasileiras e do continente que fazem parte da região amazônica
A secretária de Mulheres da CNM/CUT e diretora do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), Maria de Jesus, representou a Confederação nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29) no Fórum Sindical Pan-Amazônico, iniciativa liderada pela CUT que reuniu as demais centrais sindicais brasileiras, além de centrais de outros países da região como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
O objetivo do Fórum é fazer com que o tema do trabalho faça parte das discussões sobre a Amazônia, sendo também uma prioridade na hora de formular políticas públicas para a região, sejam nacionais ou plurinacionais (comuns aos países participantes), e despertando a atenção do setor empresarial que explora a região.
“A CUT tem tratado e se preocupa muito com as mudanças climáticas e seus impactos sobre o mundo do trabalho, e as centrais sindicais da região se organizaram e se articularam para defesa da democracia, do trabalho decente e dos direitos humanos dentro de uma perspectiva de preservação da Amazônia”, afirmou Maria de Jesus.
Para a sindicalista, sem preservar a Amazônia, não é possível ter desenvolvimento econômico e social sustentável.
“Os impactos negativos da exploração da natureza também afetam diversos trabalhadores e trabalhadoras. Metalúrgicos e metalúrgicas, trabalhadores rurais, ribeirinhos e indígenas, principalmente as mulheres e crianças, que são abusadas de todas as maneiras possiveis, pois mesmo no século 21 o trabalho análogo à escravidão ainda continua”, denúcia Maria.
Segundo ela, é necessário assegurar trabalho decente na Amazônia para dignidade humana, e isso inclui garantir condições de trabalho seguras, salários justos e respeito a todas as trabalhadoras e trabalhadores tanto da região amazônica, quanto de todo o Brasil.
“Os sindicatos têm esse papel importante com a classe trabalhadora e sociedade”.
* Com informações da CUT Nacional