Escrito por: CNM CUT
Unidade terá capacidade para 130 mil carros por ano com tecnologia da Hyundai Motors. O Grupo Caoa vai inaugurar dia 15 de fevereiro de 2007 sua primeira fábrica no Brasil, em Anápolis, Goiás. Com investimentos de US$ 200 milhões, a unidade terá capacidade para produzir 130 mil veículos por ano, com tecnologia da Hyundai Motor Company. Volume equivalente ao das newcamers. A fábrica do Grupo PSA Peugeot Citroën, por exemplo, está capacitada para produzir 100 mil carros por ano em dois turnos e 150 mil em três turnos. A da Renault, em São José dos Pinhais (PR), está projetada para fazer 200 mil automóveis por ano e 50 mil utilitários.
O primeiro veículo - um caminhão HR Porter com capacidade para 18 toneladas de carga, que terá a marca Hyundai - será lançado em 31 de março e terá iniciamente 40% de índice de nacionalização.
A unidade de Anápolis está sendo construída com investimento do Grupo Caoa. Mas, para obter a tecnologia da Hyundai, o empreendedor brasileiro pagará hoyalties para a montadora coreana.
A estratégia do grupo brasileiro, segundo o presidente, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, é de produzir em Anápolis cinco modelos de veículos. 'Depois do caminhão leve, pretendemos em seis meses colocar em produção outro carro, mas estamos decidindo se será um automóvel ou um utilitário, disse Andrade. Com três modelos a fábrica atingirá produção de 60 mil unidades por ano e, com mais dois modelos chegará a 120 mil carros por ano'.
Toda a produção de Anápolis será direcionada inicialmente para o mercado brasileiro. 'Vamos analisar a possibilidade de exportar os veículos para vários países', comentou Andrade. A unidade inicia suas atividades com 1.000 empregados contratados diretamente pelo grupo Caoa. Outras 5 mil pessoas serão tercerizadas. A expectativa de Andrade é que sejam criados 40 mil empregos diretos e indiretos até 2010.
Os veículos serão vendidos no Brasil por meio da rede de concessionárias da Hyundai Motors. 'Temos hoje 32 revendas autorizadas, mas vamos nomear mais 10 até o final deste ano, para chegar ao final de 2007com 80 distribuidores no País', disse o executivo.
O Grupo Caoa, que representa a marca Hyundai desde 1999, vende no Brasil três modelos da montadora coreana - Santa Fé, Tucson e o caminhão Porter. A produção local vai substituir os modelos importados.
Hoje a Hyundai tem 2,4% de participação no mercado brasileiro de SUV, com a venda de 600 carros. A meta da empresa é elevar a fatia para 9%.
Fonte: Gazeta Mercantil