Escrito por: IndustriALL
As demandas sindicais também incluem aumento de benefícios e melhoria da jornada de trabalho, assistência médica e horas extras remuneradas
Abrangendo 142.000 metalúrgicos em mais de 300 empresas, a negociação coletiva setorial teve início em outubro de 2021 entre os sindicatos e a Associação de Empregadores de Metal da Turquia, MESS. Desde meados de dezembro, os metalúrgicos realizaram ações, exortando os empregadores a aceitarem suas demandas no contexto da crise econômica turca.
As afiliadas da IndustriALL, Türk Metal, Birleşik Metal-İş, Özçelik-İş forneceram uma lista de demandas ao MESS que incluía aumentos salariais e melhoria das condições de trabalho, devido à perda significativa de poder de compra dos trabalhadores na Turquia.
A inflação ao consumidor aumentou na Turquia. De acordo com dados oficiais anunciados pela Agência de Estatística Turca (TUIK), a inflação anual em 2021 atingiu 36 por cento e 13,6 por cento apenas em dezembro. No entanto, o Independent ENAGrup afirma que a inflação anual excedeu 80 por cento.
A crise econômica da Turquia gerou flutuações na moeda e preços crescentes, o que deixou os trabalhadores em uma situação difícil. Os trabalhadores sentem os aumentos de preços dos alimentos e de outros produtos do dia a dia.
Propostas
A Türk Metal exigiu um aumento de 29,57 por cento em nome de seus 129.000 membros, enquanto a Birlesik Metal-Is apresentou 30,89 por cento para mais de 11.000 membros sindicais. As demandas sindicais também incluem aumento de benefícios e melhoria da jornada de trabalho, assistência médica e horas extras remuneradas.
Os empregadores ofereceram primeiro 12 por cento nos primeiros seis meses, depois revisaram para 17 por cento e, por último, 21 por cento na última sessão em 5 de janeiro de 2022. Türk Metal e Birlesik Metal-Is recusaram as últimas ofertas de a confusão.
Mobilização
Ambos os sindicatos começaram a mobilizar seus membros com ações industriais de alerta. A Türk Metal e a Birlesik Metal-Is organizaram reuniões de massa nos centros das cidades onde as empresas estão localizadas, juntamente com paralisações nos locais de trabalho. Há amplo apoio da comunidade para as demandas dos metalúrgicos.
Os sindicatos relataram que a questão global no fornecimento de semicondutores, colocando muitas indústrias em dificuldade, não pode ser uma desculpa para que os empregadores descontem no aumento do salário dos trabalhadores.
Após a sua Comissão Executiva em 24 de dezembro de 2021, a Türk Metal anunciou a decisão de entrar em greve em todos os canteiros de obras onde tenha presença sindical, a qual deverá ser instalada em até 60 dias. Birlesik Metal-Is anunciou uma greve em quatro fábricas a partir de 14 de janeiro e em outras 6 fábricas a partir de 18 de janeiro.
A Türk Metal realizou uma manifestação em massa na cidade de Kocaeli reunindo cerca de 100.000 pessoas, enquanto a Birlesik Metal-Is intensificou as paralisações e protestos no local de trabalho em vários locais de trabalho.
O secretário-geral assistente do IndustriALL Global Union, Kemal Özkan, disse:
“Apoiamos totalmente as demandas de nossas afiliadas que representam milhares de metalúrgicos. A expectativa dos trabalhadores de aumentos salariais é totalmente justificada, particularmente com a inflação esmagadora e a difícil situação econômica na Turquia ”.
“Continuaremos a mobilizar nossa família sindical global para estender nossa solidariedade às nossas irmãs e irmãos turcos.”
“A luta continua na Turquia em todos os outros lugares do mundo.”