Escrito por: CNM CUT
Em assembléia realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, trabalhadores aprovaram por unanimidade a proposta que reajusta os salários em 11,01%, marcando assim mais uma conquista da categoria
Após um dia de paralisação, a fabricante de autopeças Schadek apresentou a proposta de reajuste para os metalúrgicos em Porto Feliz. De acordo com o acordo, a empresa repassaria o reajuste de 11,01% e não e não 2,78% em junho 2009, como era a primeira proposta, rejeitada em assembléia pelos trabalhadores. O reajuste será repassado a partir desta quarta-feira (1º de outubro), pois a folha de pagamento já estava fechada.
Na manhã desta quarta, conforme já acordado com os trabalhadores, o Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, voltou à porta da fábrica às 6h30 e apresentou a proposta da empresa, que foi aprovada pelos companheiros, porém o acordo não contemplava nada referente às horas paradas bem como possíveis punições.
O Sindicato colocou em votação, durante a assembléia, se a paralisação iria continuar, pois as horas paradas não estavam sendo negociadas pela empresa e também não havia uma proposta de negociação. Após ser exposta essa nova situação aos metalúrgicos, iniciou-se a votação, onde a maioria decidiu por continuar a paralisação, até que a empresa negociasse as horas paradas.
Trabalhadores voltam ao trabalho após paralisação na Shadek
Por volta das 10h surgiu a proposta da empresa referente as horas paradas. A Schadek dizia que as horas seriam compensadas de acordo com a necessidade da empresa aos sábados e as convocações aconteceriam por meio de comunicados com três dias de antecedência. Também afirmava que os trabalhadores não iriam perder a cesta básica e que a emprea não tomaria nenhuma medida punitiva aos trabalhadores que permaneceram de braços cruzados por um dia e meio.
Assim que a proposta foi formalizada pela Schadek, o Sindicato chamou os trabalhadores em assembléia e passou a proposta colocando em votação em seguida, sendo aprovada por unanimidade. Na sequência, os metalúrgicos voltaram ao trabalho.
A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região parabenizou os companheiros e companheiras pela mobilização e união, pois somente assim foi possível conquistar mais essa vitória.