Escrito por: CNM CUT
A Lenovo, maior fabricante de computadores da China, ultrapassou a Dell em vendas globais de computadores, informou a empresa hoje, citando dados da consultoria IDC.
Após cinco trimestres como a fabricante que registrou ritmo mais acelerado de expansão nas vendas, a Lenovo atingiu volume recorde de vendas externas de 12,6 milhões de unidades no terceiro trimestre. Com esse volume, a companhia atingiu participação no mercado mundial de computadores de 13,7%.
No mesmo período do ano passado, a companhia ocupava a quarta posição no ranking da IDC, com 10,4% de participação de mercado. Em comunicado, a Lenovo associou os resultados a uma expansão nas vendas de equipamentos voltados para empresas e também para o mercado residencial.
De acordo com o estudo preliminar da IDC, a Hewlett-Packard (HP) manteve-se na liderança do ranking. No trimestre, a americana registrou expansão nas vendas externas de 5,3%, para 16,7 milhões de unidades. A participação de mercado da companhia subiu de 17,8% para 18,1%.
A Dell caiu para a terceira posição, com queda de 1,6% nas exportações, para 11 milhões de unidades. A participação da companhia recuou 0,6 ponto percentual, para 12%.
O fabricante que mais perdeu espaço no mercado internacional de computadores foi a Acer, que saiu de uma participação de 13% para 10%. As vendas da companhia recuaram 20,6% em relação ao terceiro trimestre de 2010, para 9,2 milhões de unidades.
Fonte: Valor