Escrito por: CNM CUT
O Brasil continua ainda sem ter uma autêntica marca de automóveis nacional. É uma triste exclusividade entre os maiores produtores de veículos do mundo, afinal, mercados menos experientes como a China e a Índia têm vários fabricantes locais enquanto nosso país vê as poucas iniciativas naufragarem.
Se por um lado isso é uma má notícia, ao menos a quantidade de fábricas instaladas em nosso território só aumenta, sobretudo após o anúncio do programa Inovar-Auto que, de certa forma, obrigou qualquer empresa estrangeira a investir numa linha de montagem local para ter condições de competir.
O resultado disso está no mapa abaixo. Nada menos que nove fábricas estão sendo inauguradas nos próximos anos, duas delas inclusive, já estão operando e abriram essa nova onda de investimentos, a da Toyota, em Sorocaba, e a da Hyundai, em Piracicaba.
Embora o estado de São Paulo ainda concentre grande parte dessas fábricas, já há sinas de descentralização. Dois estados, por exemplo, estrearão no mapa. A BMW escolheu a pequena Araquari, no norte de Santa Catarina, para sediar sua primeira unidade na América do Sul. Já a Fiat optou por construir um grande centro produtor de veículos em Goiana, outro município até então desconhecido, nas proximidades de Recife, em Pernambuco.
Novos ABCs
Outras regiões do País estão aproveitando para reforçar o parque industrial voltado a produzir veículos. É o caso da cidade de Resende, no Rio de Janeiro. A cidade terá a primeira fábrica exclusiva da Nissan no Brasil a partir de 2014 – na vizinha Porto Real opera a unidade conjunta da Peugeot e Citroën. No Nordeste, a cidade de Camaçari ganhará no final do ano que vem uma planta da chinesa JAC, que produzirá seus primeiros compactos nacionais nela, além de utilitários leves.
Já a rival da JAC, a Chery preferiu ser conservadora e optou por Jacareí, no Vale do Paraíba, para construir sua unidade fabril. A vantagem de se instalar em São Paulo é a logística favorável, os numerosos fornecedores sem falar no maior mercado consumidor. Não é à toa que a Honda tenha decidido erguer sua segunda fábrica de automóveis em Itirapina, cidade a apenas 100 km da sua atual fábrica, em Sumaré.
Mais investimentos
A onda de novas fábricas não deverá parar por aí. A Mercedes-Benz analisa neste momento vários locais para construir uma fábrica de automóveis no País. A Volkswagen e a Audi devem anunciar em breve a retomada da produção do Golf e do A3 em território nacional e a General Motors deve investir mais de R$ 2 bilhões numa linha de montagem de um compacto na sua fábrica de São José dos Campos. E há mais marcas de olho no Brasil como a Kia, Geely e Land Rover.
(Fonte: Ricardo Meier – Portal iG)