Escrito por: CNM CUT

Mercado automotivo cresce 10% e bate recorde em maio

Balanço divulgado pela Fenabrave - a entidade que abriga as concessionárias de veículos - confirmou que as vendas da indústria automobilística seguem aquecidas. No mês passado, o setor registrou o melhor maio da história nos emplacamentos de carros, enquanto o setor de caminhões manteve-se na trajetória de recuperação.

No total, os brasileiros compraram 316,2 mil veículos em maio, entre automóveis, utilitários leves, caminhões e ônibus. O volume ficou 10% acima do desempenho de um ano antes, quando foram vendidas 287,4 mil unidades. Em relação a abril, houve queda de 5,2% nos licenciamentos, mas essa comparação é comprometida pelo calendário desfavorável, já que maio, por conta de dois feriados, teve um dia útil a menos de venda.

O desempenho leva as vendas no acumulado dos cinco primeiros meses do ano para 1,48 milhão de veículos, um crescimento de 8,6%, praticamente o dobro da meta traçada pela indústria para o ano: de alta na faixa de 3,5% a 4,5%.

Mas analistas observam que essa evolução foi, até aqui, obtida sobre uma base de comparação fraca, referente a um período no qual as vendas não tinham o estímulo da redução nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A partir deste mês, a tendência é de menor ritmo de crescimento. Alguns especialistas ainda apostam numa estagnação, ou mesmo queda, do mercado até o fim do ano.

Considerando apenas o segmento de carros de passeio e utilitários leves - beneficiado pelos descontos no IPI -, as vendas somaram 300,6 mil unidades no mês passado, levemente acima das 300,5 mil unidades de igual mês de 2011, que era, até então, o melhor maio da história.

Na comparação com igual período do ano passado, as vendas de carros subiram 9,6%. Já em relação ao mês anterior - o melhor abril de todos os tempos para as montadoras -, houve queda de 5,1%.

No ranking das marcas, a novidade foi a General Motors (GM), que, com a renovação de seu portfólio, superou a Volkswagen e fechou maio com a segunda colocação nas vendas, respondendo por 17,9% do mercado. A Volks teve 17,8% do total emplacado no mês passado e ficou na terceira posição, embora esteja à frente de sua concorrente de origem americana no acumulado do ano. A Fiat manteve-se com folga na liderança, respondendo por 22,6% das vendas em maio. No embalo do sucesso do HB20 - quarto carro mais vendido do país -, a Hyundai voltou à quinta colocação, mordendo uma fatia de 6,3% do mercado.

O levantamento da Fenabrave mostra ainda que foram vendidos 12,7 mil caminhões no mês passado, uma alta de 17,8% na comparação anual. Entre janeiro e maio, as vendas desse veículo pesado atingiram 61,3 mil unidades, o que configura um crescimento de 4,1% em relação ao mesmo período de 2012, quando o setor sentiu o baque da introdução de uma nova tecnologia de motor, que tornou os caminhões menos poluentes, porém até 15% mais caros.

A Volkswagen segue como a marca de caminhões mais vendida neste ano, com 27% dos emplacamentos no acumulado até maio. Na sequência, aparece a Mercedes-Benz, dona de 25% do mercado.

A Fenabrave também reportou uma queda de 13,1% das vendas de motos no mês passado, comparativamente a igual período de 2012. No total, foram licenciadas 130,2 mil motocicletas em maio, 7,6% abaixo do volume negociado em abril.

(Fonte: Valor Econômico)