Escrito por: CNM CUT
Foi-se o tempo em que os veículos fabricados por montadoras sul-coreanas eram vistos com maus-olhos no mercado, devido à baixa qualidade e pouca tecnologia, principalmente em design. Prova disso são as vendas recordes que os automóveis das três principais empresas, Hyundai, Kia Motors do Brasil e Ssangyong, vêm conquistando no Brasil: os licenciamentos, somaram, no primeiro semestre de 2008, cerca de 31,85 mil unidades.
De acordo com Vitor Meizikas, consultor especializado em avaliações de veículos, os principais atrativos para a compra dos automóveis fabricados pelas sul-coreanas são o preço, que costuma girar em torno de R$ 80 mil e a semelhança dos modelos aos de outros mais caros, como o Touareg da Volkswagen. "A combinação de preço baixo e perfil parecido ao de automóveis de maior valor agregado atrai os consumidores emergentes, os novos ricos", avaliou Meizikas.
Segundo ele, esse tipo de consumidor pertence ao nicho de mercado específico das montadoras sul-coreanas. "Os clientes da classe AA, ou os que conhecem profundamente o setor automobilístico, investem mais, em busca de durabilidade e, também, de maiores garantias".
Ainda de acordo com o consultor, as ofertas de garantia de até três anos e os atrativos planos de financiamento seduzem os chamados "novos-ricos". "É preciso esperar para que seja possível analisar o custo-benefício desses automóveis. Se custam pouco e ao mesmo tempo detêm a performance e a qualidade das grandes marcas", contemporizou.
A Kia , que antes era de posse estatal e hoje é controlada pela gigante sul-coreana Hyundai, é uma das que mais crescem entre as companhias sul-coreanas. Ontem, foram divulgados os números de julho, mês que registrou 2.476 unidades, 447,8% mais em relação às 452 unidades em igual período do ano passado e 42,2% mais ante ao seu desempenho de 1.741 veículos no último mês de junho. No acumulado de janeiro a julho, ainda em emplacamento, a Kia chegou a 11.508 unidades, 322,3% mais em relação às 2.725 unidades no mesmo período de 2007. A montadora não possui fábricas no Brasil.
Com grandes planos para o País, a Hyundai no Brasil, que atua conjuntamente com a Caoa Montadora de Veículos, registrou no primeiro semestre deste ano 20,9 unidades vendidas. A montadora possui em desenvolvimento desde 2007 uma unidade de produção na cidade de Anápolis, Goiás, onde já fabrica o caminhão de luxo HR, com expectativa de produção de 10 mil unidades anuais e deve começar a produzir no terceiro trimestre de 2008 o utilitário de luxo Tucson e em seguida um terceiro modelo - o sport utility Santa Fé. Os investimentos totais contam R$ 1,2 bilhão.
Há a possibilidade de uma segunda fábrica, com capacidade para serem produzidas 100 mil unidades anuais, segundo o vice-presidente da Hyundai, Kim Dong-Jin. A unidade possivelmente iniciará suas operações em 2010 e deve absorver mais investimentos do que a unidade em Anápolis.
A de menor porte entre as outras marcas, a Ssangyong, obteve no primeiro semestre um incremento 20 vezes maior nas vendas, totalizando 750 unidades nos primeiros seis meses do ano. Em mesmo período de 2007, foram licenciados 38 veículos. A expectativa da empresa é de que 1.800 unidades sejam vendidas até o final do ano.
Duelo com japonesas
Conhecidas por copiarem no passado os modelos japoneses, as sul-coreanas conseguiram incrementar seus portfólios nos últimos anos e impulsionar as vendas ao redor do mundo, a partir de fortes investimentos em engenharia e design. Com o desenvolvimento, conseguiram brigar de igual para igual com as maiores rivais: as montadoras japonesas.
No primeiro semestre de 2008, a Toyota registrou 19,5 mil unidades vendidas, abaixo das 20,9 unidades licenciadas da Hyundai. A também japonesa Nissan, que cresceu 227,3% de janeiro a junho, marcou 5.568 veículos emplacados.
Fonte: DCI