Escrito por: CNM CUT
O segredo estava guardado a sete chaves. Mas o mistério não durou muito. Cerca de um mês depois de os rumores começarem a circular pelos meios de comunicação e pelas conversas da cidade, o nome foi confirmado: Manitowoc. Uma empresa norte-americana, que fabrica guindastes, gruas e outros equipamentos utilizados para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados
O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 17, no Palácio Piratini, na presença do governador em exercício Beto Grill. A prefeitura de Passo Fundo assinou com o vice-presidente executivo da Manitowoc Crane Group, Lawrence Weyer, um protocolo que formaliza os incentivos materiais concedidos pela administração municipal para a empresa.
O prefeito Dipp, em contato com o jornal Diário da Manhã acredita que dois foram os diferenciais que fizeram com que a cidade fosse escolhida: "o Estado do Rio Grande do Sul e, especificamente, a cidade de Passo Fundo, fica localizada no centro do Mercossul, o que facilita a distribuição do produto na América do Sul", afirmou.
“Os incentivos fiscais que o município e o governo do Estado disponibilizaram também foram muito importantes", afirmou Dipp. Entre os benefícios estão uma área de 45 hectares, acesso asfáltico, água, energia elétrica e isenção de IPTU por 10 anos. Incentivos fiscais estão sendo negociados com o governo do estado, que na pessoa do governador em exercício, se comprometeu em avançar o máximo possível para garantir o sucesso do empreendimento em Passo Fundo. O prefeito Dipp destacou também a ligação com São Paulo através do aeroporto regional, como outro fator que ajudou a cidade na escolha da empresa.
Como aconteceram as negociações
“Há seis meses atrás, quando tomamos conhecimento, através de representantes comerciais da Manitowoc no Brasil, o secretário de Desenvolvimento Marcos Cittolin fez uma primeira visita em São Paulo à direção da empresa, que logo veio conhecer Passo Fundo. Havia uma possibilidade de instalação no Ceará ou no estado de São Paulo, onde há o escritório brasileiro da empresa”, revelou Dipp.
Com investimento de R$ 70 milhões e previsão de faturamento inicial de R$ 400 milhões e geração imediata de 200 empregos diretos, a Manitowoc trará para o Brasil a tecnologia da fabricação de guindastes pesados, que serão comercializados com toda a América Latina. “Estamos imensamente satisfeitos pelo desfecho desta negociação e pela escolha da empresa por Passo Fundo”, comemorou o prefeito.
Retribuição ao Brasil
Para o vice-presidente executivo da Manitowoc, Lawrence Weyers, esta é a hora de retribuir ao Brasil tudo o que este pais já concedeu em bons negócios para a empresa, que está presente no mercado brasileiro há 20 anos. Ele relatou que o forte trabalho de convencimento do prefeito Airton Dipp foi um dos principais responsáveis pela escolha da cidade de Passo Fundo como sede da indústria. “Temos certeza que seremos bem sucedidos neste empreendimento em Passo Fundo e traremos bons negócios para esta cidade que nos acolhe”, afirmou.
Segundo representantes da empresa, a unidade terá, inicialmente três linhas de produtos a serem fabricados: guindastes, gruas para construção civil e guindastes baseados em caminhões. Além disso, eles pretendem iniciar as obras em março se o terreno estiver pronto. As obras devem durar de 15 a 18 meses. A negociação para que a Manitowoc se instalasse em Passo Fundo se estendeu por mais de um ano. O trabalho foi um esforço concentrado da administração Dipp/Cecconello, com participação ativa do secretário de Desenvolvimento Econômico Marco Cittolin. Estiveram presentes no ato o presidente da Câmara de vereadores de Passo Fundo, Luiz Miguel Scheis, o vice-prefeito Rene Cecconello, o secretário estadual de Infraestrutura, Beto Albuquerque, os deputados estaduais, Diógenes Basegio e Luciano Azevedo, o secretário de gabinete, Giovani Corralo, o secretário de habitação Clademir Daron, os vereadores Alberi Grando (PDT) e José Eurides de Moraes (PSB) e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Ailton Araújo.
SELEÇÃO DE FUNCIONÁRIOS
A seleção de funcionários para trabalhar na empresa já começou. Os interessados em concorrer a uma das vagas de trabalho já podem enviar os seus currículos para empresa que está fazendo o recrutamento. Os interessados podem acessar o site www.integras.com.br onde estão as informações. Os currículos devem ser enviados para o email recrutamento@integras.com.br ou diretamente na empresa que fica na rua Paissandu, 950, sala um. Telefone é o 3046 0075.
Fonte: Diário da Manhã