Escrito por: CNM CUT

Os carros com o preço mais afetado pelo IPI maior

Entre os importados mais vendidos atingidos, estão o Hyundai i30, o Chery QQ e o Kia Soul

São Paulo – A decisão do governo de elevar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros importados não vai afetar o mercado de maneira linear. De acordo com a norma editada pelo governo, não devem ter alteração de preços os carros que são trazidos da Argentina e do México. Esse é o caso da maioria dos veículos importados pelas maiores montadoras do país: Fiat, Volkswagen, General Motors e Ford.

A alíquota maior do IPI para os veículos que não se encaixam nas exceções acima subirá para ao menos 37% - hoje a menor alíquota é de 7%. Especialistas estimam que o aumento do valor final dos veículos vai variar entre 25% e 28%. A medida deve encarecer os carros à medida que os modelos já trazidos do exterior sejam todos vendidos. Neste final de semana, houve uma corrida às concessionárias de interessados em comprar um carro importado com o IPI antigo.

Segundo a Fipe e a Molicar, as duas principais empresas de pesquisa de preços de carros no país, os atuais estoques podem demorar algumas semanas para ser desovados e, até lá, não será possível mensurar o impacto total da medida do governo. O efeito deve começar a ser sentido no final de setembro ou começo de outubro, mas especialistas já tentam antever onde o impacto será maior.

Segundo Vitor Meizikas Filho, analista da Molicar, as concessionárias que vendem carros importados com similares nacionais terão mais dificuldade em repassar o aumento integral do IPI ao consumidor final.

É grande a probabilidade de que essas empresas negociem com as montadoras no exterior uma redução dos preços e também abram mão de parte da margem de lucro para continuarem com preços atrativos o suficiente para não encolherem excessivamente. Além da forte concorrência no segmento que vai de 24.000 a 70.000 reais, Meizikas Filho lembra que esses consumidores são os mais sensíveis a preço e não devem digerir bem um aumento de até 28% no valor de um veículo de um dia para o outro.

Outro nicho que deverá ser bastante afetado é o dos carros de entrada das montadoras de luxo europeias, como Audi, BMW, Mercedes e Volvo. Antes do aumento do IPI, essas três montadoras ofereciam ao menos um modelo por menos de 100.000 reais (veja algumas opções). Valores como esse ainda cabem no bolso da classe média – não é à toa que as vendas desses veículos cresciam vertiginosamente antes das medidas.

Fonte: Exame