Escrito por: CNM CUT

Política industrial é tema de curso de formação promovido pela CNM/CUT

Atividade será encerrada nesta sexta-feira (19) e dela participam sindicalistas de 12 sindicatos de metalúrgicos da CUT de todas as regiões do país.

Crédito: Yolanda MorettoPalestrantes aprendem sobre análise de conjuntura com Emiliano Liu, do Instituto Paulo FreirePalestra sobre análise de conjuntura com Emiliano Liu, do Instituto Paulo Freire


Será encerrado nesta sexta-feira (19) o Curso de Formação Sindical sobre Política Industrial promovido pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT). A atividade, que começou dia 15, faz parte do planejamento da Secretaria de Formação e é também de responsabilidade do Coletivo Nacional de Formação da CNM/CUT, com representantes das Federações e sindicatos de base estadual. O presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, fará a palestra de encerramento, falando sobre a organização dos (as) trabalhadores (as) no macrossetor da indústria da CUT.

Nesta edição do curso estão participando dirigentes dos sindicatos de Extrema (MG), Pouso Alegre (MG), BH/Contagem (MG), Toledo (PR), Manaus (AM), Joinville (SC), Sorocaba (SP), Açailandia (MA), Natal (RN), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB) e Feira de Santana (BA). O debate sobre Política Industrial foi escolhido para o curso por ter sido um dos temas discutidos na Plenária Estatuária, realizada em junho.

O curso tem como objetivo manter o processo de formação continuada dos dirigentes sindicais; contribuir para a compreensão dos debates sobre Política Industrial; refletir sobre as possibilidades de intervenção na Política industrial para o desenvolvimento econômico e social do país; debater a organização dos setores do ramo metalúrgico; possibilitar trocas de experiências sobre as práticas sindicais e organizativas.

Os participantes podem levar o aprendizado para seus sindicatos, como forma de melhorar a atuação sindical, como aponta o metalúrgico Joel Carlos do Nascimento, secretário de formação da CUT-Paraíba. “Vou sair do curso com vários elementos importantes para debater o desenvolvimento do país, como pensar atividades e estratégias que contemplem o tema no estado. Além disso, tenho a expectativa de provocar um debate sobre Política Industrial na Paraíba, principalmente sobre o macrossetor da indústria”, diz ele.

Na grade do Curso houve painéis sobre a conjuntura política brasileira, estudos sobre a política industrial, organização dos setores do ramo metalúrgico, entre outros temas. Entre os palestrantes do curso estavam Emiliano Liu, educador do Instituto Paulo Freire; Marcelo Loural, pesquisador colaborador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT) do Instituto de Economia da Unicamp; Rafael Serrao e André Cardoso, técnicos do DIEESE da CNM/CUT e da FEM-SP.

Para Gilberto Almeida Silva, do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, o tema é importante para as reivindicações dos trabalhadores. “Para podermos trabalhar com política industrial temos que entende como ela é feita”, comenta. “Isso nos ajuda a fazer análises mais práticas, o que é fundamental para organizar as atividades dos sindicatos”.

A Secretaria de Formação realiza dois cursos de formação por ano e os temas são escolhidos junto com o Coletivo, buscando atender os temas da conjuntura, conforme explicou a dirigente responsável pela área, Michele Ciciliato.

(Fonte: Yolanda Moretto – assessoria de imprensa da CNM/CUT)