Escrito por: CNM CUT

Rede Sindical de Trabalhadores na Weg discute desafios e elabora plano de ação

Crédito: DivulgaçãoTrabalhadores na Weg Trabalhadores na Weg discutiram desafios em cada planta da empresa

Foi realizado em Manaus (AM) o encontro de Rede Sindicais dos Trabalhadores na Weg, multinacional brasileira fabricante de motores elétricos e tintas, fundada em 1961. A atividade, que aconteceu nos dias 22 e 23 de abril, teve como objetivo discutir desafios e práticas comuns da empresa no Brasil, além de fortalecer o diálogo entres os trabalhadores.

O encontro faz parte do projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, gerido pela CUT Nacional, Instituto Observatório Social,  Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ/CUT) e com apoio do centro de formação DGB BW. A Rede Sindical dos Trabalhadores na Weg é uma das cinco do projeto e a primeira a unir trabalhadores metalúrgicos e químicos.

De acordo com o secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, João Cayres, que esteve presente no encontro, os trabalhadores definiram um plano de ação voltado à comunicação entre as plantas da empresa. “A ideia é que a rede tenha um boletim informativo das condições reais de cada planta da Weg no Brasil. E assim, termos de fato, uma discussão nacional das dificuldades dos funcionários desta multinacional de todo país. Esta comunicação é importante para fortalecer a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos”, disse.

Participaram do encontro representantes dos trabalhadores de São Paulo, Jaraguá do Sul (SC), Itajaí (SC), Manaus (AM) e Blumenau (SC).

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)