Escrito por: CNM CUT

Siemens recebe pedido de US$ 290 milhões da Gerdau

A Gerdau Açominas encomendou um laminador de chapas grossas e um laminador Steckel da Siemens VAI Metals Technologies. As duas laminações serão construídas em Ouro Branco (MG). O acordo também prevê a continuação das ações Siemens, iniciadas em 2009, para lingotamento contínuo de placas, já existentes. A partir do final de 2012, deverão ser produzidos anualmente 1,1 milhão de toneladas de chapas grossas e 800 mil toneladas de bobinas laminadas a frio. O valor do pedido ultrapassa US$ 290 milhões.

As duas novas laminações fazem parte do programa de investimento para a usina de Ouro Branco, que pretende lançar o Grupo Gerdau como produtor de aço carbono plano no Brasil. Os produtos finais incluem não apenas chapas de alta qualidade para tubulações API (American Petroleum Institute), mas também chapas para construção naval, para a indústria e construção e para vasos de pressão. Dentro deste programa de investimento, a Siemens VAI já forneceu uma máquina de lingotamento contínuo de placas, com capacidade de 1,5 milhão de toneladas por ano, que entrou em operação em maio de 2009.

A Siemens fornecerá os equipamentos mecânicos, elétricos e de automação para as duas laminações. A solução para as duas linhas de laminação se baseia no conceito integrado Siroll PM para laminadores Steckel e laminadores de chapa grossa. Os acionamentos principais de ambos os laminadores deverão ser equipados com motores síncronos de pólo não saliente acionados por conversor de voltagem Sinamics SM150. O fornecimento inclui ainda toda a instrumentação, sistema de medição e a automação, além de todos os sistemas de controle tecnológico e modelos de processo.

A Siemens no Brasil fornecerá todo o sistema de alimentação de energia, inclusive os sistemas de alta, média e baixa voltagem, bem como os equipamentos elétricos e mecânicos para a estação de tratamento de água. A Siemens VAI será responsável também pela supervisão da instalação e comissionamento do equipamento fornecido.

Fonte: Usinagem-Brasil