Escrito por: CNM CUT

Sinotruk investirá R$ 300 milhões em sua primeira fábrica no Brasil

A Sinotruk, empresa de caminhões chinesa, assinou hoje um protocolo de intenções para investimentos de R$ 300 milhões, na cidade de Lages, em Santa Catarina. A cerimônia ocorreu há pouco em São Paulo, com a presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do presidente da Sinotruk Co, Ma Chunji, do vice-presidente do grupo, Liu Wei, e do representante da Sinotruk  Brasil, Li Dong.

A Sinotruk não concedeu entrevistas. O presidente da empresa estatal SC Parcerias, Paulo César da Costa, que negociou a chegada da empresa, informou há pouco que a fábrica deve levar 18 meses para estar totalmente concluída.

Chama a atenção a instalação da chinesa em Lages. A cidade não tem um polo metal mecânico significativo. No local, estão três empresas de alguma expressão, como uma filial da Minusa, a sede da GTS do Brasil e da SKP Escapamentos. Outras cidades catarinenses, como Joinville, Jaraguá do Sul e Rio do Sul são mais conhecidas como polos deste ramo. Além disso, o fabricante chinês havia montado um escritório comercial no Paraná e estava em negociações com o governo paranaense para se instalar naquele Estado.

O próprio governo do Paraná dava como certa a atração do investimento da chinesa. No ano passado, por diversas vezes, o secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, informou que as negociações estavam avançadas. Consultado hoje pelo Valor sobre o assunto, ele respondeu que o governo de Santa Catarina “fez uma proposta irrecusável” de incentivo fiscal para que a fabricante de caminhões se instale em Lages. Mas ainda não se deu por vencido. “Por enquanto, ela está indo para lá, porque a secretaria da Fazenda do Paraná ainda não respondeu à proposta”.

No Brasil, a empresa chinesa começou apenas com operações de comercialização em 2008, sendo representada pela importadora curitibana Elecsonic, também conhecida como Sinotruk Brasil. Ela montou um escritório em Campina Grande do Sul, na região Metropolitana de Curitiba (PR).

Fonte: Valor