Escrito por: CNM CUT

Sorocaba (SP): metalúrgicos na Vossloh e Hurt-Infer protestam por acordo salarial

Crédito: Vagner Santos / Imprensa SMetalAssembleia na Hurther InferAssembleia com os trabalhadores na Hurther Infer

Sem avanço na proposta de reajuste salarial no Grupo 8, os trabalhadores das metalúrgicas Vossloh Cogifer (antiga Barros Monteiro) e Hurt-Infer, ambas de Sorocaba (SP), realizaram um protesto de duas horas nesta quarta-feira (19) em repúdio à falta de diálogo da empresa nas negociações da Campanha Salarial deste ano.

Na manifestação foi aprovado que, caso as empresas não apresentem uma proposta aceitável até às 17h desta sexta-feira (21), os metalúrgicos podem iniciar greve na próxima segunda-feira (24).

A bancada patronal do grupo 8, na qual pertencem as duas fábricas, até o momento não apresentou nenhuma proposta que chegassem à reposição da inflação acumulada em 12 meses, que foi de 9,62%.

Na primeira proposta, o G8 ofereceu o reajuste de 5%, em seguida aumentou para 6%. Nas negociações seguintes o grupo manteve os 6%, a partir de 1º de setembro e 2,5% para fevereiro. No entanto, na última negociação, o grupo retirou os 2,5%, deixando apenas a proposta única de 6%.

"Tanto a Hurt-infer, quanto a Vossloh, estão seguindo as diretrizes da bancada patronal, de apenas 6%, e com isso elas não abrem diálogo com os trabalhadores", disse o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, João Farani.

Campanha Salarial
A data-base da categoria é 1º de setembro, e desde então o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba tem intensificado o diálogo e as mobilizações nas empresas com o objetivo de conquistar bons acordos para a categoria. Até o momento, os trabalhadores dos grupos 2 (máquinas e eletrônicos) e Estamparia aprovaram as propostas da campanha salarial deste ano.

(Fonte: Assessoria de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)