Escrito por: CNM CUT

Sorocaba (SP): Sindicato conquista crescimento no PPR em mais cinco empresas

Trabalhadores de mais cinco empresas metalúrgicas da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba aprovaram acordo de Programa de Participação nos Resultados (PPR) na última semana: Dental Morelli, Inser, Vossloh Cogifer, Aluzinco e Recicla SP. Todas as propostas, negociadas tiveram aumento nos valores em comparação ao ano passado.

Na Dental Morelli e na Inser, o acordo é válido por dois anos e abrange todos os trabalhadores, inclusive aprendizes e estagiários. As assembleias aconteceram na segunda-feira, dia 18.

O valor conquistado de parcela fixa teve um acréscimo de 10% em relação a 2017 e, para 2019, o aumento previsto será de 10,35% em comparação ao de 2018. O crescimento total do acordo de PPR no período será de 21,39%.

Já na terça-feira, 19, o Sindicato esteve em Araçariguama para levar proposta de PPR aos metalúrgicos da Aluzinco e Recicla SP, que aprovaram por unanimidade. O valor conquistado é 20,83% maior que em 2017.

Além de PPR, os trabalhadores aprovaram acordo de jornada 6x2, seis dias de trabalho por dois de descanso remunerado. Entre os itens negociados, estão: trabalhadores que rodam turno (ininterruptos) terão o adicional de 11 dias a mais de férias e de 14h remuneradas; já os funcionários da jornada fixa terão direito ao pagamento de hora extra (100%) nos feriados de Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais.

Também na terça-feira, dia 19, os trabalhadores da Vossloh aprovaram proposta de PPR com 5% de crescimento em relação ao valor do ano passado com melhorias nas metas. A primeira parcela do PPR, de 50% do valor total, será paga em julho e a segunda, em fevereiro de 2019.

Todas as propostas são negociadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e seguem os critérios aprovados em assembleia geral, realizada na sede da entidade no dia 9 de março.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)