Escrito por: Redação CNM/CUT*

Trabalhadores na Engemasa, em São Carlos (SP), entram em greve

Segundo sindicato local, trabalhadores rejeitaram seguidas vezes propostas da empresa de PLR e ticket refeição e permanecerão paralisados até que apareça proposta melhor

Érica Cristina / Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté

Os metalúrgicos na Engemasa, em São Carlos (SP), entraram em greve nesta segunda-feira (17) depois de rejeitarem seguidas propostas da empresa de benefícios. O impasse nas negociações está na PLR e no ticket de refeição.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, Vanderlei Aparecido Strano, cerca de 40% da produção está paralisada.

“Tivemos todo o processo de negociação, fizemos a negociação, apresentamos a proposta aos trabalhadores e a primeira proposta foi rejeitadaem assembleia. Votamos então o aviso de greve, demos 48 horas para a gente voltar a negociar, no último dia a empresa marcou para dois dias depois apresentar uma nova proposta, veio essa proposta que foi novamente rejeitada em assembleia na porta da fábrica. Votamos a greve, isso na sexta-feira passada, não entramos imediatamente em greve e demos a sexta, sábado e domingo para a empresa apresentar uma nova proposta. Fizemos uma contraproposta à empresa no domingo, que foi rejeitada, reforçamos aos trabalhadores que a empresa  estava mantendo a proposta anterior. Houve nova votação, nova rejeição. Explicamos a proposta feita pelo Sindicato, que agradou aos trabalhadores, e foi rejeitada pela fábrica. Por fim, colocamos a greve em votação, e a companheirada decidiu fazer a greve”. explicou o sindicalista.

* Com informações do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté