Escrito por: CNM CUT
Indiferente à discordância do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, SC, a Tupy enviou na sexta-feira, 19, correspondência à entidade solicitando a convocação de assembleia com os trabalhadores para votar sua proposta de redução de jornada de trabalho e de salários, em 30 de junho e 1º de julho.
A proposta da Tupy é a de que a jornada de trabalho seja reduzida em um dia por semana e o salário nominal em 17% para os acima de R$ 500. O mesmo porcentual será aplicado sobre as remunerações e gratificações de gerentes e diretores. A redução de jornada de trabalho e salário está prevista para começar em 6 de julho e vigorar por três meses, podendo ser repetida a critério da empresa.
A queda de 50% nas vendas de janeiro a maio com relação a igual período de 2008 e a falta de projeções de melhorias no mercado são as razões apontadas pela Tupy para a medida. Desde dezembro concedeu períodos de férias coletivas, e o último termina agora, com o retorno ao trabalho de 3,2 mil trabalhadores na segunda-feira, 22.
O sindicato busca convencer a empresa a manter os trabalhadores em férias coletivas ou licença remunerada com acordo de compensação do período parado para dois anos.
Fonte: Autodata