Escrito por: CNM CUT
Para atender ao crescimento das encomendas das montadoras em 2008 a Valeo ampliou a produção de sistemas de climatização da fábrica de Gravataí, RS, que abastece os modelos Celta e Prisma, da General Motors. O investimento não foi divulgado, mas faz parte dos US$ 100 milhões que serão aplicados no País este ano.
A unidade de Gravataí passa produzir, além de sistemas de ventilação e de ar-quente, o de ar-condicionado, feito anteriormente na fábrica de Itatiba, SP. A fábrica paulista passa por ampliação para atender à demanda crescente de sistemas de ar-condicionado e deve ganhar 7 mil m2 de área construída.
De acordo com Eduardo Doro, gerente de projetos da divisão de climatização, o objetivo este ano é aumentar a produção de todas as divisões da Valeo, cuja expectativa de crescimento da produção de veículos é de 8% a 10% em 2008.
O processo de transferência da produção de sistemas de ar-condicionado para o Rio Grande do Sul envolveu o desenvolvimento de fornecedores no Estado, de acordo com a Valeo.
A linha de montagem em Gravataí também sofreu algumas modificações, segundo o gerente de produção Leandro Micke. O aproveitamento do espaço foi maior com a linha designada em U, elevando a produtividade e possibilitando o aumento do número de operadores para atender ao ritmo de produção necessário.
No ano passado o faturamento da Valeo foi de R$ 1 bilhão 350 milhões, o melhor da história da empresa no Brasil, crescimento de 14% na comparação com 2006.
Fonte: Autodata