Escrito por: CNM CUT
Ex-estatal, a Companhia Vale do Rio Doce, tradicionalmente conhecida por seu alto faturamento, mas vendida à iniciativa privada durante o governo Fernando Henrique Cardoso, inaugura, nesta quinta-feira (5), a mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, a 93 quilômetros de Belo Horizonte (MG). A mina, segundo a empresa, é a maior do mundo em capacidade inicial de produção implantada no mundo.
Na primeira fase do projeto, Brucutu vai produzir 12,2 milhões de toneladas de ferro por ano. A partir de 2007, deverá atingir 23 milhões de toneladas anuais, chegando à totalidade da capacidade instalada, de 30 milhões de toneladas, em 2008.
A empresa investiu US$ 1,1 bilhão no complexo de Brucutu, que compreende também uma usina. No auge das obras, cerca de 26 mil pessoas trabalharam na implantação de Brucutu, entre empregados próprios e de empresas contratadas pela Vale. A partir de agora, o complexo empregará cerca de 2,5 mil trabalhadores. Em todo o complexo, foram consumidos 145 mil metros cúbicos de concreto - suficientes para construir 300 prédios de três andares, segundo a Vale.
A mina de Brucutu faz parte do Complexo Minas Centrais, que conta ainda com as minas de Gongo Soco, Água Limpa e Andrade. Juntas, as unidades são responsáveis por gerar 8,5 mil empregos.
Maior produtora mundial de minério de ferro, a CVRD registrou, em 2005, lucro líquido de R$ 10,443 bilhões, um incremento de 61,5% sobre o resultado do ano anterior.
Fonte: G1