Escrito por: CNM CUT
Há dois anos empresa era adquirida por grupo austríaco. Aços Villares continuará naquela área
A Villares Metals, uma das mais antigas fábricas instaladas em Sorocaba, vai desativar a unidade local. O processo de transferência para a planta de Sumaré deverá estar concluído até o final do próximo ano.
A empresa, que pertencia à Aços Villares, foi adquirida pelo grupo austríaco Böhler-Uddeholm em 2004, mas continuou a operar no mesmo local. Com a mudança, os 228 funcionários que trabalham na unidade terão que ser transferidos.
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, José de Ribamar Cunha Campos, que há 22 anos trabalha na Villares, disse que a empresa fez uma pesquisa que demonstrou que 71% dos funcionários concordam com a transferência. O restante recusou-se a mudar de Sorocaba. 'A maioria que aceitou tem mais de quinze anos de empresa e não pode abrir mão', disse.
O sindicalista argumentou, porém, que essa transferência trará um grande problema social, pois as famílias serão prejudicadas.
Aços assume
Com a transferência, a Aços Villares vai assumir as instalações do setor de laminação e acabamento, que é todo automatizado, onde vão trabalhar os 250 funcionários que já atuam na empresa, mas numa operação manual.
O diretor do Sindicato do Metalúrgicos informou que no início deste ano, a Aços Villares, controlada pela Gerdau, já transferiu para a planta de Pindamonhaba os setores de trefilaria e fornos. Nessa mudança, disse ele, cerca de 150 trabalhadores também tiveram que mudar-se de Sorocaba para não perder o emprego.
A Villares foi procurada para falar sobre o processo de transferência, mas não deu retorno às ligações.
Fonte: Agência Brasil