Escrito por: CNM CUT
A Volare, de Caxias do Sul, RS, desenvolveu o primeiro miniônibus do País com piso baixo na parte traseira e equipado com sistema pneumático de rebaixamento da suspensão. Com isso, nas operações de embarque e desembarque, o piso do veículo fica no mesmo nível da calçada, facilitando o acesso de passageiros em cadeiras de rodas, gestantes, idosos e obesos.
O desenvolvimento do modelo consumiu quatro meses e atendeu pedido da Prefeitura de Campinas, SP, que já colocou quatro unidades em operação. O veículo atende a todos os requisitos para o transporte de portadores de necessidades especiais, de acordo com o decreto assinado em 2004 que obriga as cidades, num prazo de dez anos, a terem toda sua frota adaptada, afirma Gelson Zardo, gerente executivo da Volare, unidade de negócios da Marcopolo para a fabricação de miniônibus. Nos próximos meses mais 50 unidades passarão a circular no município paulista.
O novo miniônibus não tem degraus de acesso na porta traseira e conta com piso baixo nessa área. Embarque e desembarque podem ser feitos também por rampa. Zardo assegura que haverá redução do tempo necessário para a entrada e saída dos passageiros dos atuais quatro minutos, nos modelos convencionais, para menos de 15 segundos.
O sistema de rebaixamento da suspensão traseira é comandado pelo motorista, por meio de alavanca tipo manche localizada no console. Com o veículo parado, o condutor aciona a abertura/fechamento das portas e, em seguida, comanda o rebaixamento da suspensão. Em cerca de cinco segundos, garante o gerente, o piso do miniônibus fica na mesma altura da calçada.
O condutor pode também liberar a rampa para o acesso de cadeirantes. De movimento giratório, a rampa funciona manualmente e pode ser operada pelo auxiliar ou por outro passageiro. Após o embarque/desembarque, o motorista aciona a alavanca e o sistema pneumático faz com que o veículo retorne para a altura normal, igualmente em menos de 10 segundos.
Para os deficientes visuais foi criado corrimão tátil e, no corredor interno, próximo à escada, foram colocados perfis transversais, em relevo, no piso para sinalizar e facilitar o acesso. Para os deficientes auditivos, existe painel com informações sobre os trajetos. Na parte traseira há espaço reservado para as cadeiras de rodas e o piso antiderrapante objetiva eliminar acidentes perto dos degraus.
Internamente, o novo Volare tem quatro bancos amarelos, na parte da frente, exclusivos para portadores de necessidades especiais. Na traseira foi colocada poltrona dupla e inteiriça destinada a gestantes, idosos e pessoas muito altas.
Fonte: Autodata