MENU

Artigo

Dia do Metalúrgico: celebrando a força e a dedicação dos(as) trabalhadores(as)

Publicado: 21 Abril, 2025 - 00h00 | Última modificação: 21 Abril, 2025 - 11h55

No dia 21 de abril comemoramos o Dia do Metalúrgico(a), data que homenageia a força, luta e a dedicação dos(as) trabalhadores(as) que atuam na indústria metalúrgica brasileira, profissionais que contribuem de maneira fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país, já que com o seu trabalho produzem bens e serviços que impactam a qualidade de vida do conjunto da população.

A indústria metalúrgica é uma das principais atividades econômicas do país, responsável por produzir uma ampla gama de produtos, desde matérias primas até bens finais.  Os(as) metalúrgicos(as) trabalham em diversas áreas, como siderurgia, metalurgia de transformação, fundição, ou seja, são trabalhadores(as) que estão em todas as faces da nossa indústria com produção diversa como aço, alumínio, cobre, entre outros. 

Os(as) metalúrgicos(as) lidam com desafios diários e diversos, desde condições adversas de temperaturas e ruídos até a necessidade de trabalhar com equipamentos pesados e complexos, condições que com frequência afetam sua saúde física e mental. Além disso, a indústria metalúrgica está em constante evolução, com novas tecnologias e processos sendo desenvolvidos regularmente. Essa realidade impõe aos metalúrgicos(as) a necessidade constante da busca por atualização e qualificação da sua formação profissional.

Neste dia é preciso destacar a força desta categoria na luta por mais e melhores direitos, dignidade e respeito, é uma história de resistência e conquistas. Desde o surgimento das primeiras organizações sindicais até os dias atuais, os(as) metalúrgicos(as) têm se organizado e conquistado melhores condições de trabalho, salários mais justos e diversos benefícios, além de contribuir com seus conhecimentos, participando de espaços governamentais, onde são elaboradas as políticas públicas para a indústria brasileira.

No Dia do Metalúrgico e da Metalúrgica, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, manifesta seu reconhecimento pela importância social de cada trabalhadora(a), que a partir do seu local de trabalho, contribui de forma essencial para o desenvolvimento do país e consequentemente para a vida dos brasileiros(as). 

Além disso, a CNM/CUT reafirma seu compromisso de seguir lutando com coragem e alegria, através das suas federações e sindicatos, ao lado dos mais de 750.000 metalúrgicos(as) que tem o orgulho de representar em todo o território nacional. 

Viva os metalúrgicos e as metalúrgicas do nosso país!

Kelly Galhardo
Secretária de Políticas Sociais da CNM/CUT