MENU

Secretarias

Presidência

Garante o cumprimento dos objetivos e das decisões aprovadas pelas instâncias e assegura que a atuação e a organização da categoria se desenvolvam de acordo com os fundamentos e princípios dos (as) metalúrgicos (as) da CUT. É responsável pelas ações ligadas à conjuntura do país e o cotidiano dos (as) trabalhadores (as).

E-mail: [email protected]

----------

Vice-Presidência

Deve prezar e garantir, na ausência do presidente, que os princípios e demais ações sejam realizadas.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria Geral
Garante e encaminha a organização e o planejamento integrado das ações, visando o cumprimento das resoluções deliberadas. É responsável pelo departamento jurídico e pela subseção do Dieese da Confederação.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria de Relações Internacionais
É responsável pelas relações internacionais da Confederação, assumindo as lutas conjuntas da categoria desencadeadas mundialmente, garantindo a solidariedade entre os (as) trabalhadores (as) e lutando em defesa da autodeterminação dos povos e a democracia em todos os continentes.

-----------

Secretaria de Organização
Garante a implementação da política de organização e contratação coletiva dos (as) metalúrgicos (as) da CUT e a política nacional dos trabalhadores de redes e comitês de empresas. É responsável pelas ações organizativas desenvolvidas junto com as Federações e Sindicatos filiados.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria de Administração e Finanças
É responsável pela aplicação da política de finanças da CNM/CUT, assegurando sua transparência, democracia e sustentabilidade.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria de Política Sindical
Garante a implementação das ações relativas à política sindical, dentro dos princípios da CUT. É também responsável pelas ações relativas à economia solidária.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria de Políticas Sociais
Está à frente do desenvolvimento das ações de políticas sociais da CNM/CUT. É responsável pelas ações relacionadas aos direitos dos (as) trabalhadores (as) portadores (as) de necessidades especiais, ao combate à homofobia, à pensão e anistia de dirigentes e militantes demitidos.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria de Formação
Tem a responsabilidade de garantir a implementação do Plano Nacional de Formação da CNM/CUT, intensificando as ações no campo da formação voltada para as direções sindicais que atuam tanto na estrutura sindical e nos locais de trabalho como nos espaço de gestão das políticas públicas. A Secretaria busca maior integração entre ações formativas e ações políticas e sindicais, visando maior qualificação dos dirigentes para o debate de temas estratégicos, sobretudo no que diz respeito à concepção, à estrutura e à prática sindical da CUT, à liberdade e autonomia sindical e às relações de trabalho, no contexto de um novo padrão de desenvolvimento e consolidação da democracia.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria da Mulher
Garante o desenvolvimento de ações que contribuem para o fortalecimento da luta e organização da mulher metalúrgica no meio sindical e na sociedade.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria da Juventude
Criada em 2011, no 8º Congresso Nacional da categoria, a secretaria tem a tarefa de promover ações voltadas a jovens trabalhadores (as), que hoje representam mais da metade da categoria em todo o país, contribuindo para ampliar a participação deles no meio sindical e na sociedade.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria da Igualdade Racial
Garante o desenvolvimento de ações que contribuem para o fortalecimento da luta e organização de trabalhadores (as) negros no meio sindical e na sociedade, combatendo a discriminação e lutando pela igualdade de direitos e oportunidades. A Secretaria foi criada no 8º Congresso Nacional da categoria, em 2011.

E-mail: [email protected]

-----------

Secretaria de Saúde do Trabalhador, Previdência Social e Meio Ambiente
Tem como objetivo debater as ações necessárias para a defesa da integridade física e mental dos (as) trabalhadores (as), lutar pela constituição de Comissões de Saúde não paritárias em todos os locais de trabalho, em substituição às CIPAS, com estabilidade no emprego para os eleitos (titulares e suplentes) e com implementação de normas que garantam sua autonomia na luta contra os acidentes e doenças do trabalho. A Secretaria é responsável também por ações em defesa da saúde pública de qualidade e temas relacionados à Previdência Social.

E-mail: [email protected]

-----------

Direção Executiva
Tem a responsabilidade de implementar as deliberações e o planejamento integrado da entidade.

E-mail: [email protected]

-----------

Conselho Fiscal e Suplência
Deve acompanhar e supervisionar o movimento contábil da entidade, garantindo lisura administrativa e coerência com a implementação das políticas e ações deliberadas pelo (as) metalúrgicos (as).

E-mail: [email protected]

carregando