MENU

Direção

CNM/CUT 2014CNM/CUT 2014

Presidência: Paulo Cayres

 

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP)

Nascido em 1° de março de 1965, Paulo Cayres, o Paulão, é metalúrgico desde 1979 e integra a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Seu primeiro emprego com registro em carteira foi aos 14 anos de idade, na Eclhin do Brasil, unidade Moóca, em São Paulo. Depois, trabalhou na Ferramentaria e Estamparia Digira e na Aços Villares S/A.

Em 1990, após uma greve por equiparação salarial, foi demitido da Villares. Em agosto do mesmo ano, entrou na Ford Motor Company, em São Bernardo do Campo (SP), na função de prensista.

Em 1992, foi eleito cipeiro, tornando-se secretário da CIPA. Em 1996, foi novamente eleito, assumindo a função de vice-presidente da CIPA.

Em 1999, foi eleito membro do CSE (Comitê Sindical de Empresa) dos trabalhadores na Ford.

Em 2004, no 4° Congresso Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP, foi eleito secretário de Formação da FEM/CUT-SP e, após debates com a direção da entidade, criou o FORMA/FEM, programa que leva a formação sindical a todos os sindicatos de metalúrgicos do Estado.

Em 2007, deixou a direção da FEM/CUT-SP para assumir a recém-criada Secretaria Nacional de Formação da CNM/CUT, cargo para o qual foi eleito durante o 7º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da CUT.

Foi também coordenador geral do Sistema Único de Representação e do Comitê Sindical de Empresa dos Trabalhadores na Ford.

Paulão, que cursou até o terceiro ano do curso de Ciências Sociais da Fundação Santo André, representa os trabalhadores no Conselho da Marinha Mercante e na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entidade de apoio técnico e gerenciamento do Plano Brasil Maior (a política industrial do país). É ainda um dos coordenadores do Macrossetor da Indústria da CUT.

Em 2011, no 8º Congresso da categoria, foi eleito para a presidência da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, substituindo Carlos Grana. 

Em 2015, foi reeleito presidente da CNM/CUT no 9º Congresso da categoria. 


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015)

1ª Vice-presidenta: Catia Maria Braga Cheve

 

Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas 

Metalúrgica há 34 anos, Catia foi trabalhadora na Gradiente por 20 anos e, atualmente, é líder de produção na Lenovo. 

Entrou para o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas em 2003 como diretora de base.

Integrou a direção executiva da CNM/CUT no mandato 2007-2010.

Em 2011, foi reeleita para a direção da CNM/CUT. Em 2015, foi eleita 1ª vice-presidenta da Confederação.


Adonis GuerraAdonis Guerra

2º Vice-presidente: Tiago Almeida do Nascimento

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP)

Tiago Almeida do Nascimento tem 40 anos, é soldador da empresa Bardella, em Sorocaba/SP, desde 2004 e está no seu quinto mandato na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).

Atualmente é o responsável pela Secretaria de Administração e Finanças do SMetal e também ocupa o cargo de segundo vice-presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM-CUT).

Formado em Assistência Social pela Universidade Paulista (Unip) e cursando Psicologia, além de sua atuação no movimento sindical, Tiago realiza uma série de trabalhos sociais como voluntário, entre eles, é presidente do Banco de Alimentos de Sorocaba desde 2012.


CNM/CUT (2014)CNM/CUT (2014)

Secretário Geral: Loricardo de Oliveira

 

Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo (RS)

Metalúrgico há 26 anos, Loricardo é trabalhador na Metalúrgica Açoreal. Seu primeiro emprego foi como ajustador de peças.

Em 1991, entrou para o sindicato como diretor. Na entidade, foi secretário de Saúde de 1994 a 1998, presidente do Sindicato de 2003 a 2006 e, atualmente, é diretor.

Entre 2006 a 2012, Loricardo foi tesoureiro da CUT Estadual do Rio Grande do Sul.

Foi eleito secretário de Política Sindical da CNM/CUT durante o 8º Congresso Nacional da categoria, em 2011. No 9º Congresso da categoria, foi reeleito para a pasta de Política Sindical da Confederação.

Em 2017, na plenária estatutária da CNM/CUT, o dirigente substituiu João Cayres na secretaria geral.


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015)

Secretário de Administração e Finanças: Edson Carlos Rocha da Silva

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói (RJ)

Nascido na cidade de São Gonçalo (RJ), é metalúrgico desde 1976, quando começou a trabalhar na Siderúrgica Hime S/A na função de mensageiro. Formou-se como técnico de Estruturas Navais, em 1978.

Começou no movimento sindical em 1982, quando tentou, junto com alguns companheiros na empresa de engenharia onde trabalhava, montar uma chapa para concorrer às eleições no Sindicato dos Desenhistas e Técnicos.

Em 1985, retornou ao setor metalúrgico e lutou como militante para sindicalizar todos os companheiros da empresa onde trabalhava, a Estanave S/A, na entidade escolhida por todos para representá-los: o Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.

Em 1990, foi trabalhar no Estaleiro Mauá S/A (hoje Mauá Jurong S/A), onde atuou como militante até 1992, quando foi convidado a participar da chapa do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí, que o elegeu no cargo de Suplente de Executiva.

Foi eleito para a Direção Executiva da CNM/CUT, no mandato 2004-2007. Em 2007, foi eleito Secretário de Saúde da Confederação. Já em 2011, Edson foi eleito secretário de Admnistração e Finanças da CNM/CUT, durante o 8º Congresso Nacional da categoria. E em 2015, no 9º Congresso da categoria, foi reeleito como secretário de Administração e Finanças da Confederação.  

Atualmente, é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói (RJ), é Coordenador do Setor Naval da CNM/CUT, é conselheiro do CDFMM - Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante, do Ministério dos Transportes, do CONSEST - Conselho Estadual de Saúde e da CME - Comissão Municipal de Emprego de Niterói.


Adonis GuerraAdonis Guerra

Secretário de Comunicação: Heraldo da Silva Ferreira

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem

DATA NASC. 13/04/58

NATURAL: Caeté, Minas Gerais

Trajetória profissional:

Profissão: Retificador

Empresa: Flender Brasil

1981 à 2001

Empresa: Woodbrook Drive Systems Acionamentos Industriais Ltda ( antiga Flender Brasil)  2001 à atual

Trajetória Sindical

Sindicato Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem e Região Maio de 1999 até atual ( passei pela secretaria social e departamento  jurídico)

Federação Estadual dos metalúrgicos ( FEM/CUT MG)  Secretário de Finanças de 2008 à 2016, Secretário Geral de 2016 atual.

Confederação Nacional dos metalúrgicos ( CNM/CUT) Secretário de Comunicação ( mandato atual)

Foro Nacional pela Democratização da comunicação ( FNDC), Conselho Diretivo


Secretário de Formação: Renato Carlos de Almeida

 

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP)

Filiado ao sindicato desde 1993

Trabalhador na Volkswagen desde 07/2007

Graduação: Ciências do Trabalho na escola Dieese.

Eleito para o primeiro mandato CSE em 2014, sendo reeleito em 2017 e 2020.

Colaborou como formador voluntário no coletivo de formação do SMABC e na Escola Livre para formação Integral Dona Lindú.

Participou do curso Formação de Formadores Internacional (FFI) com IG Metal.

Em 01/2021 assumiu a Secretaria de Formação da CNM/CUT.


CNM/CUT (2014)CNM/CUT (2014)

Secretária de Igualdade Racial: Christiane Aparecida dos Santos

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre (MG)

Trabalhadora na empresa Sumidenso do Brasil desde 2005, Christiane está no terceiro mandato como diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de Pouso Alegre.

Atualmente, é tesoureira da entidade e participa da direção da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT de Minas Gerais.

Christiane entrou para a direção da CNM/CUT no 8º Congresso da categoria, em 2011, assumindo a recém-criada Secretaria de Igualdade Racial. Em 2015, foi reeleita secretária da pasta no último Congresso da categoria.

Em março de 2015, Christiane também passou a integrar o Conselho Sindical do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial (Inspir).


Adonis GuerraAdonis Guerra

Secretário de Juventude: Nicolas Sousa Mendes

 

Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo

Entrou no Sindimetal-ES em 2017 e, agora, vai para o 2⁰ mandato nas eleições que vão ocorrer no final do mês. Entrou na CNM/CUT em 2019, Sindicato dos Metalúrgicos do Espiríto Santo.


CNM/CUT (2014)CNM/CUT (2014)

Secretária de Mulheres: Marli Melo do Nascimento

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Campina Grande (PB)

Marli está na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Campina Grande desde 1993. No Sindicato dos Metalúrgicos de Campina Grande, desde 2012 ocupa o cargo de secretária-geral.

Cumpriu seu primeiro mandato como secretária-geral e o segundo, como tesoureira. Foi eleita presidente em 2003 e reeleita em 2007, mesmo ano em que foi eleita suplente do Conselho Fiscal na CNM/CUT.

Em dezembro de 2009, assumiu como titular do Conselho Fiscal da Confederação.

No 8º Congresso, em 2011, Marli assumiu a Secretaria de Mulheres da Confederação, substituindo Maria Ferreira Lopes. Em 2015, foi reeleita para a pasta durante o 9º Congresso da Categoria.


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015)

Secretário de Políticas Sociais: Roberto Pereira de Souza

 

Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo

É presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo desde 2008 e assumiu a vaga na direção executiva da CNM/CUT, durante a Plenária Estatutária da Confederação, em dezembro de 2009.

Em 2011, foi reeleito para a direção da CNM/CUT, durante o 8º Congresso. Em 2015, no 9º Congresso da Categoria foi eleito para a Secretaria de Políticas Sociais.


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015)

Secretário de Política Sindical: Wilton Gonçalves Lima

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem (MG)

Wilton é operador de produção na ArcelorMitall há 30 anos. Na fábrica foi cipeiro por três mandatos.

Em 1987, se associou ao Sindicato e ingressou na direção da entidade.

Entre 2000, Wilton foi eleito como diretor de comunicação e reeleito para mais um mandato em 2003.

Em 2007, foi eleito vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais (FEM-CUT/MG).

Em 2009 e 2010 foi presidente da entidade.

Desde 2007, Wilton é coordenador da rede sindical de trabalhadores na Arcelor na América Latina.

Em 2010, foi eleito secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de BH-Contagem. Atualmente, é diretor da entidade.

Em 2015, foi eleito vice-presidente da Confederação dos Metalúrgicos no 9º Congresso Nacional da Categoria.

Em 2017, na Plenária Estaturária da categora, Wilton foi eleito secretário de Política Sindical, substituindo Loricardo de Oliveira.


CNM/CUTCNM/CUT

Secretário de Relações Internacionais: Maicon Michel Vasconcelos da Silva

 

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP)

Cursou o curso de aprendizagem industrial no SENAI em 1992 dentro da fabrica Mercedes Benz onde foi efetivado como operador de produção, função que exerce até o momento.

Começou a militância sindical em 1997, na Juventude Metalúrgica do ABC.

Em 1998 foi eleito para a CIPA pela primeira vez.

Formado em Ciências Sociais, é mestrando em Economia Política Mundial na UFABC


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015)

Secretário de Saúde: Ricardo de Souza Ferreira

 

Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas

Ricardo é trabalhador na autopeças MetalFina da Amazônia desde 1991, mesmo ano em que entrou para a direção do Sindicato.

Foi membro da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) entre 1994 a 1996 e 2007 a 2009. Ricardo também participou da direção da CUT Estadual de 2007 a 2009. Atualmente, está exercendo o segundo mandato como Secretário de Saúde do Sindicato.

Entrou na CNM/CUT em substituição a Mario Pantoja, em 2013. Em 2015, durante o 9º Congresso da Categoria foi eleito para secretário de Saúde da Confederação.


 

Secretária de Políticas Sociais: Kelly Galhardo

 

Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (SP)

Trabalhadora na empresa Tecumseh do Brasil desde 2000, Kelly está dirigente sindical no sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté desde de 2005.

Foi dirigente na FEM/CUT São Paulo e atualmente está na Secretaria de Políticas Sociais da CNM/CUT e também coordena o Coletivo LGBTQIA + da Confederação.


 

Diretores(as)

Adonis GuerraAdonis Guerra 

Diretor: Adriano Souza Filippetto

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre

Formado em Técnico em Agropecuária, entrei em uma metalúrgica em Cachoeirinha no ano de 2001, nesta empresa negociei PPR representando os trabalhadores, dava aulas de gestão ambiental no projeto pescar e era diretor de esportes da associação dos trabalhadores. Em 2005 saí da empresa e em 2006 entrei na atual fábrica em que trabalho, na cidade de Porto Alegre, a GKN.

Em 2012 ingressei no Sindicato de Porto Alegre, Ocupando um cargo na Diretoria Geral, na eleição seguinte no ano de 2015, fui eleito para a secretária de formação, neste mesmo ano comecei a militar no Conselho de saúde de Gravataí, no Bloco da Diversidade e entrei na executiva do PT municipal de Gravataí. No ano de 2018, nova gestão foi formada no Sindicato e atualmente estou ocupando a secretaria geral, e também eleito para a direção da atual gestão da CNM/CUT.


 

Diretor: Claudio Batista da Silva Junior

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté

Cláudio Batista da Silva Júnior, o Claudião, é metalúrgico e trabalha na Volkswagen (VW) há 26 anos. Assumiu a presidência do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) em 2017 e foi reeleito para o cargo em fevereiro de 2021.

Antes de se tornar presidente do Sindmetau, Claudião foi secretário-geral da entidade e coordenador da CUT Vale do Paraíba, além de ter participado da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da VW por quatro mandatos.

Formado em Administração de Empresas e comércio exterior pela Unip, onde foi presidente do Diretório Central dos Estudantes, e em economia sindical pela Unicamp, Claudião possui pós-graduação em comunicação e marketing político pela Unitau. Foi ativista estudantil, tendo atuado na UNE (União Nacional dos Estudantes) e UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas).

Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP)


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015) 

Secretária de Políticas Sociais: Claudir Messias da Rosa

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa (PR)

Nascido em 05/04/1974, na cidade de Ponta Grossa/Pr, é metalúrgico desde o ano de 1996, sendo que em 2002 ingressou na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa/PR, onde ocupa atualmente o cargo de Vice Presidente.

Atualmente ocupa também o cargo de diretor na Confederação Nacional dos Metalúrgicos – CNM/CUT.

É formado técnico em Administração, em Direito pela Faculdade Educacional de Ponta Grossa – UNOPAR e pós-graduado na Escola de Magistratura do Paraná.

Está cursando a Pós Graduação em Ciências Criminais na Faculdade Metropolitana Do Estado de São Paulo/SP.

É Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, na Subseção de Ponta Grossa/PR, e é filiado a ABJD (Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia).

Em 2016, ganhou o titulo de cidadão benemérito da cidade de Ponta Grossa, concedido pela Câmara Municipal de Ponta Grossa pelos trabalhos prestados em prol da comunidade.


 

Diretor: Djalma da Silva Pinheiro

 

Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (AM)


Adonis GuerraAdonis Guerra 

Diretora: Edmaria Messias Ramos

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana (BH)

Eu, Edmaria Messias Ramos tenho 35 anos, sou de Feira de Santana, trabalho na empresa Gal Rios, desde de maio do ano de 2012.

Conheci o Sindicato dos Metalúrgicos na porta da empresa quando fiz um abaixo-assinado para que o mesmo nos representasse na empresa. Daí, fui convidada a fazer parte da diretoria. Fizemos uma greve na empresa Gal Rios com mais de 300 trabalhadores, onde saímos vitoriosos. Desde então estou no Sindicato com meu segundo mandato. Fizemos também várias greves em outras empresas.

Sou diretora da Confederação Nacional do Metalúrgicos (CNM/CUT). Faço parte do coletivo de mulheres. Atualmente estamos indo para Jacobina, fazendo camapnha de sindicalização.

Sou muito grata por fazer parte da diretoria do Sindicato, fiz parte da Federação Nordeste do ano de 2014 e também participei de várias plenárias da CUT–BA.


 

Diretora: Elisângela Valéria da Silva

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (PE)


Começou como Cipeira no piso de fábrica. Depois, passou a fazer parte da direção do Sindicato dos Metalúrgicos, sendo o primeiro mandato como diretora de base. No segundo mandato, fez parte da executiva do sindicato, também como Secretária da Mulher.

Direção da CNM/CUT.

Coletivo de mulheres da CUT Pernambuco.

Está iniciando o terceiro mandato, onde sai da Secretaria da Mulher e vai para a suplência do setor jurídico.


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015) 

Diretor: Francisco Irailson Nunes Costa

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Natal (RN)

Metalúrgico na Carrocerias ZI Cunha desde 2006, Irailson entrou no sindicato em 2007 como diretor de base.

Em 2008, foi eleito secretário de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Natal (RN). De 2009 a 2014 assumiu a Secretaria de Finanças da entidade.

De 2008 a 2012 foi secretário de Políticas Sociais na Federação dos Metalúrgicos do Nordeste. De 2012 a 2015 foi segundo suplente da executiva da Federação.

Em 2014, foi eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Natal.
Irailson foi eleito pela primeira vez para direção plena da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) no 9º Congresso da Categoria, em 2015.


CNM/CUTCNM/CUT 

Diretor: Francisco de Araújo Lima

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Petrópolis (RJ)

Nasceu em 14 de Fevereiro de 1966 em uma segunda-feira às 12:00 horas, no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis RJ. Casou-se em 17 de Abril de 1985.

Aos 19 anos de idade Com Valeriana Lopes Correa Lima, entrando para indústria Metalúrgica neste mesmo ano como operador de torno,na fabricação de parafusos automotivos durante 10 anos.

Demitido em 10/01/1996, ficou desempregado por 7 meses e se inscreveu para uma vaga na indústria aeronáutica, em 12/07/1996 Companhia eletromecânica Celma, como inspetor de qualidade, hoje GE CELMA.

Pai de quatro filhos e quatro netos, entrou para diretoria do sindicato dos trabalhadores metalúrgicos de Petrópolis no ano de 2011. No segundo mandato passou a vice-presidente, onde também assumiu a vaga na CNM/CUT em substituição do companheiro Gilmar que veio a falecer.


Adonis GuerraAdonis Guerra 

Diretor: Herbert Braz do Carmo

 

Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (SP)

Deu início a sua vida profissional em 1987 quando entrou na E.E.S.C-USP como Office Boy, em 1990 passou a trabalhar como auxiliar de soldador na oficina do Laboratório de Metrologia e Equipamentos Termofluidodinâmicos.

Em 1994 foi registrado na F.I.P.A.I (Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial, com sede em São Carlos – SP). Como metalúrgico, em 17 de novembro de 1994, entrou na antiga Sicom que atualmente carrega a razão social de Tecumseh do Brasil (com atividade preponderante em fabricação de compressores herméticos para refrigeração).

No ano de 1996 filia-se ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos. Em 2004 foi apresentador do programa de campanha para televisão do candidato do PT para reeleição a prefeito de São Carlos, o qual foi reeleito. Nesse período já articulava com os trabalhadores da fábrica para representação sindical.

Como dirigente sindical foi eleito em 2004, onde passou a integrar a Direção do Sindicato na composição junto ao grupo Cutista. Na direção atuou como formador voluntário. Durante o mandato houve um processo de expulsão da maioria dos integrantes da CUT, após esse episódio trabalhou com grupo para montar uma chapa de oposição que foi vitoriosa em 2010.

De 2010 a 2015 foi Secretário de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Região, atuando fortemente na implantação dos princípios Cutista junto a Diretoria, Cipeiros e Comissões eleitas nas empresas.

Em 2019 disputou junto a Chapa1 eleição no CSE, na qual teve chapa de oposição, e a Chapa 1 saiu vencedora.
Atualmente está na executiva do Sindicato a frente da Secretaria de Cidadania, e exerce cargo da Direção da CNM/CUT.


 

Diretor: Jorge Luis Ramos

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina (SP)

Nasci em Horizontina no ano de 1978. Pai de quatro filhos e marido da Carlise, esposa e mãe carinhosa e parceira. Sou filho de agricultores, residentes em Secção 19, localidade onde passei toda minha infância e comecei a trabalhar na roça com minha mãe. Aos 12 anos, ajudava nos trabalhos dos vizinhos no turno inverso da escola.

Aos 18 anos fui para o Exército Brasileiro. Quando retornei à Horizontina, em 1998, sai do interior e passei a residir na cidade, e iniciei a minha carreira na empresa John Deere, onde permaneço até hoje.

Desde que iniciei na carreira metalúrgica, fui convidado para entrar e participar da direção do Sindicato dos Metalúrgicos, A partir de 2009, juntamente com o Presidente da época, seu Irineu Schoninger, iniciamos uma transformação na gestão do Sindicato, humanizando o nosso atendimento, lutando pelos direitos dos trabalhadores e negociando conquistas importantes com maior participação dos trabalhadores.

Em 2019 assumi como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, faço parte da direção da Federação dos Metalúrgicos do RS e da CNM, nesse ano assumi como Vereador pelo Partido dos Trabalhadores PT representando os Trabalhadores no legislativo da nossa Cidade.


 

Diretor: José Gilson Leandro da Silva

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba (SP)

Dirigente sindical de 3° mandato, secretário de comunicação da entidade na cidade de Pindamonhangaba. Trabalho na empresa Tenaris Confab há 14 anos na função de Eletricista de manutenção, estudante de Direito, e atuando como sectetario de comunicação onde temos um programa de rádio chamado Mete Bronca, aos sábados na 107.1 FM, nossa audiência subiu muito pois hoje falamos de assuntos sobre trabalhadores e principalmente política.


 

Diretora: Katy Anne Pinto da Silva

 

Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (AM)

 


 

Diretora: Lindalva Linhares da Silva Martins

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SP)

Filha de uma maranhense e um cearense. Descendentes de escravo, turco italiano e português. Uma mistura louca de culturas.

Nasci na cidade de Barra do Corda estado do Maranhão.

Aos 3 anos de idade, minha família teve que sair e fomos para a região Norte, na cidade de Jacundá, Estado do Pará.

Aos 21 anos, vim pra São Paulo. Aos 22 me casei e tenho um filho de 20 anos e uma menina de 5 anos e 6 meses.
Sou mãe, metalúrgica e amo o que faço. Meu maior orgulho é ter uma família de esquerda desde que me conheço por gente. E um segredo: sou prima de terceiro grau do Gilmar Mendes.


Adonis GuerraAdonis Guerra 

Diretor: Marcio Bonotto

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas (RS)

 


 

Diretor: Marcondes Frontório

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Jaraguá do Sul (SC)

 


 

Diretora: Margareth da Silva Gonçalves

 

Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (SP)

Me chamo Margareth da Silva Gonçalves, sou mãe de três filhos e moro em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Sou formada em ciências contábeis, trabalhei numa empresa de produtos alimentícios e há 22 anos sou metalúrgica, funcionária da Alumipack, indústria de embalagens de alumínio.

Meu primeiro envolvimento com o Sindicato dos Metalúrgicos foi durante o processo que me levou a ser membro titular da Comissão Interna de Prevenção de acidentes (CIPA).

Em 2008 entrei para a diretoria do Sindicato. As lutas e conquistas alcançadas durante minha trajetória me levaram para as diretorias da federação dos metalúrgicos de Minas Gerais e da CNM-CUT. Na FEM/CUT-MG, além de dirigente, foi secretária da pasta de Igualdade Racial.

Atualmente estou no segundo mandato como secretária de mulheres do Sindicato dos Metalúrgicos de BH/Contagem. Entre as diversas atividades desempenhadas, vale destacar os encontros de mulheres, em celebração ao dia das mulheres. Momento usado para celebrar, debater, se informar e construir consciência de classe.

Além dos desafios e do prazer em lutar pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, o movimento sindical é para mim uma escola. Neste período como sindicalista participei de vários cursos, palestras, oficinas, debates e tive a oportunidade de viajar para os EUA, representando a CNM.

A reforma trabalhista e agora a pandemia da Covid-19 tornou o nosso trabalho sindical ainda mais desafiador. A cada dia nós, metalúrgicos e metalúrgicas do Sindimetal, buscamos nos fortalecermos para, através da Convenção Coletiva de Trabalho, assegurar os direitos e a valorização dos trabalhadores da base.


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015) 

Diretora: Maria Elenir da Silva Ribeiro

 

Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos (SP)

Metalúrgica desde 2012, Elenir Ribeiro é mãe de dois filhos, Samuel e Suellen Ribeiro. Natural de Fortaleza, no estado do Ceará, Elenir, que é funcionária da empresa Eletra Energy Solutions, sempre demonstrava insatisfação com as injustiças contra as mulheres e se via representada naqueles/as sindicalistas que realizavam "porta de fábrica" para dialogar com a base. Elenir também teve como referência sua irmã, Helena Ribeiro, que havia sido diretora do Sindmetal Ceará em um mandato anterior ao dela.

Elenir Ribeiro já assumiu a Secretaria de Mulheres do Sindmetal Ceará e, atualmente, está à frente da Secretaria de Finanças da entidade, cargo que até então só havia sido ocupado por homens. Elenir ainda faz parte do Coletivo de Mulheres da CUT Ceará e é membro da direção da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).

"Sou muito grata por estar na direção do Sindmetal-CE e fazer parte da história dessa respeitada entidade. Agradeço em especial a CUT e a CNM, entidades que foram essenciais para a minha formação política e que continuarei a lutar com essas companheiras e companheiros pela manutenção dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores. Sou nordestina, moradora da periferia e mulher metalúrgica com muito orgulho".


 

Diretor: Osvair Antonio de Oliveira Diniz

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora (MG)

Data de Nasc: 08/05/1963
Natural: Juiz de Fora - Minas Gerais

Trajetória Profissional:
Vou focar a partir do momento que me tornei Metalúrgico:
1985- Empresa Mendes Junior, que ser tornou Velho Mineira, mas tarde; Arcelor e, posteriormente, Arcelor Mittal. Portanto, sou funcionário da Arcelor Mittal deste dezembro de 1985. Empresa esta que trabalho até hoje.

Trajetória Sindical:
Em 2011 entrei para o Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora. Assumindo a responsabilidade da formação do sindicato.
Em 2013 como tesoureiro mais ainda como diretor responsável da formação.
Em 2014 assumi a vice presidência.
Cargo que ocupo até hoje junto com formação que é minha pasta.

Formação:
Bacharelado em História - CES Juiz de Fora
Especialização em Metodologia do Ensino Superior - Universidade Federal de Juíz de Fora.
Especialização em História do Brasil - UFJF
Especialização História da Cultura Africana. UFJF
Mestrado em Educação - UFF

Atualmente:
Vice presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e diretor responsável pela formação.
Coordenador da Rede Arcelor
Membro do Comitê Global de Saúde e Segurança da Arcelor Mittal
Diretor da CNM
Faço parte do quadro de formadores da Escola Sindical 7.


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015) 

Diretor: Rodolfo de Ramos

 

indicato dos Metalúrgicos de Joinville (SC)

40 anos

Nascido em Salto do Lontra PR

Filho de Agricultores (famíliar).

Metalúrgico e funcionário da TUPY S.A á 18 anos e 10 meses. Sócio do Sindicato desde meu primeiro dia como Metalúrgico

Torneiro Mecânico

Em 2012 entrei para movimento Sindical como Vice Presidente, em 2016 eleito Presidente e 2020 reeleito Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Joinville.


 

Diretora: Simone Ribeiro Peixoto

 

Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo (RS)

Metalúrgica do Grupo Delga (indústria nacional) ramo automotivo, diretora executiva do STIMMME-SL, primeiro mandato responsável pela pasta das mulheres no sindicato.


 

CONSELHO FISCAL E SUPLÊNCIA

Dino Santos (2015)Dino Santos (2015) 

Conselho Fiscal: Antônio Marcos Martins

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo (MG)


Natural de Timóteo, Antonio é metalúrgico desde 1988 e formado em técnico de metalurgia.

Em 1989, começou a trabalhar na Acesita – Aços Especiais. Na fábrica, foi eleito seis vezes cipeiro.

Em 2001, entrou no sindicato como diretor de base.

Em 2011, foi eleito secretário de Formação no Sindicato. Atualmente, é o novo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo (MG).

Em 2015, foi reeleito diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.


CNM/CUTCNM/CUT 

Conselho Fiscal: Cristina Aparecida Neves

 

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP)

Metalúrgica, desde 2004.
Operadora de máquinas na MBB também desde 05/2004.
- 4° mandato do CSE( comitê sindical de empresa) NA MBB
- integrante do coletivo de políticas industriais do SMABC
- integrante do coletivo de mulheres do SMABC
- Conselho fiscal CNM/CUT
- Integrante da coordenação do segmento automotivo CNM/CUT
- integrante dos coletivos de mulheres e LGBTQIA+ da CNM/CUT


 

Conselho Fiscal: Teresa Oliveira

 

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SP)

Trabalhadora da empresa Scania Latin América e única representante feminina da fábrica no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC da qual faz parte desde julho de 2017. Está em seu primeiro mandato na direção da CNM/CUT.


 

Suplente do Conselho Fiscal: Jenifer Brun dos Santos

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (RS)

 


Dino Santos (2015)Dino Santos (2015) 

Suplente do Conselho Fiscal: José Quirino dos Santos

 

Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade (MG)

É secretário de Administração do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade/MG e foi eleito para o Conselho Fiscal da CNM/CUT, no mandato 2007-2010.

Em 2011, foi eleito diretor da Confederação, no 8º Congresso Nacional da categoria. Em 2015, durante o último Congresso da categoria foi eleito como Suplente do Conselho Fiscal da CNM/CUT.


 

Suplente do Conselho Fiscal: Sávio André dos Santos

 

Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa (RS)


 

REPRESENTANTES DAS FEDERAÇÕES NA DIREÇÃO DA CNM/CUT

• Fábio Dias de Souza (Nordeste)
• Enio Santos (Rio Grande do Sul)
• Marco Antonio (Minas Gerais)
• Luiz Carlos da Silva Dias (São Paulo)
• Marcondes Frontório (Santa Catarina)
• Max Célio de Carvalho (Rio de Janeiro/Espírito Santo)

 

carregando