MENU

Brasil ocupa a 7ª posição na produção mundial de Fundição

Publicado: 05 Outubro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

As expectativas para o setor de Fundição no Brasil são otimistas. O Brasil ocupa hoje a 7ª posição no ranking mundial de materiais fundidos – com uma produção anual de 3,300 mil toneladas -- a líder é a China com 35,3 milhões. Até 2015, serão investidos no País US$ 3 bilhões de dólares. Os dados foram apresentados pelo presidente da Associação Brasileira de Fundição (Abifa), Devanir Brichesi (foto), em coletiva à imprensa realizada na terça, dia 4, na abertura da 14ª Feira Latino Americana de Fundição (Fenaf 2011), que acontece até sexta, dia 7, no Expo Center Norte, na zona norte de São Paulo.
Brichesi falou sobre a exposição que reunirá mais de 600 expositores de 42 países e receberá cerca de 36 mil visitantes. “Nesta semana da Fundição também promoveremos o Conaf (Congresso do setor) – realizado há 30 anos pela ABIFA– e o 1º Fórum de Fundição dos países Brics (Brasil, Rússia, Índia e China -- com exceção a África do Sul). Apresentaremos as novas tecnologias e a pujança do nosso setor”, disse.

Brasil Maior

Ao ser perguntado se as medidas do Plano Brasil Maior – lançado em agosto pela presidenta Dilma que visa aumentar a competitividade da indústria nacional, a partir do incentivo à inovação tecnológica e à agregação de valor – beneficiaram o setor, Brichesi disse que a intenção é boa, mas falta ao Brasil uma Política Industrial. “Ficamos pouco frustrados com as medidas. A presidenta Dilma e os ministros debateram conosco o Plano antes do seu lançamento. De fato a preocupação do governo de garantir empregos com qualidade e proteger a nossa indústria são relevantes”, frisa.
O presidente da ABIFA também ressaltou que tem interesse em dialogar com o Ministério da Ciência e Tecnologia para apresentar as tendências e novidades do setor nas áreas de tecnologia e inovação.

Estado de SP concentra 34% das empresas do País

Segundo dados da ABIFA, existem no Brasil 1354 empresas de Fundição -- que produzem anualmente 3,300 milhões de toneladas de materiais fundidos – e empregam 65 mil trabalhadores. Os maiores Estados com empresas no setor são: São Paulo (35%), Minas Gerais e Santa Catarina (ambas com 25%).
Cerca de 58% dos clientes destas empresas são do setor automotivo e 95% são de pequenos e médios portes.
 
 
Serviço

14ª Feira Latino Americana de Fundição de 4 a 7 de outubro
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme - São Paulo
Pavilhões: Verde e Branco
Horários: FENAF - Das 13h30 às 20hs CONAF - das 8h às 13h
Promotor: Abifa - Associação Brasileira de Fundição
Site: www.abifa.org.br

Fonte: FEM-SP