MENU

Chapa ‘Inovar, incluir e avançar em nossos direitos’ é eleita em Sorocaba

Eleição contou com a participação massiva da categoria; chapa foi eleita com 95,40% dos votos em meio à protesto por reivindicações da categoria

Publicado: 17 Março, 2025 - 11h27 | Última modificação: 17 Março, 2025 - 11h33

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba (SMetal)

Lucas Delgado / SMetal
notice
Encabeçada pelo atual presidente, Leandro Soares, a chapa foi eleita com 95,4% dos votos

Após três dias de eleição, a chapa ‘Inovar, incluir e avançar em nossos direitos’ foi eleita para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e deve comandar a entidade pelos próximos quatro anos.

Encabeçada pelo atual presidente do Sindicato, Leandro Soares, a chapa foi eleita com 95,4% dos 11.892 votos. Para ele, essa vitória representa uma conquista para toda a categoria. A posse da nova diretoria deve acontecer em maio. “Com uma direção forte e legítima, temos condições de seguir avançando em direitos e benefícios para a categoria, que hoje chega a quase 50 mil trabalhadores”, afirma.

Além de eleger o Conselho da Direção Executiva e o Conselho Fiscal, os metalúrgicos definiram os Comitês Sindicais de Empresa (CSEs) e o Comitê Sindical de Aposentados (CSA), cujos dirigentes são da mesma chapa.

Durante a apuração dos votos, que aconteceu nesta sexta-feira, 14, os metalúrgicos presentes levantaram cartazes com pautas de reivindicação da categoria, como a redução da jornada de trabalho, isenção do Imposto de Renda para salários até R$5 mil e do PPR, e a redução dos juros. 

Após anos de conquista de direitos e benefícios para a categoria, no qual só em 2024 as negociações do SMetal chegaram a injetar cerca de R$4 bilhões na economia da região. Com isso, o projeto político e sindical conduzido nos últimos anos tem sua continuidade garantida.

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, os deputados federais Vicentinho e Juliana Cardoso participaram da atividade. Além disso, estiveram presentes representantes do movimento sindical, como o presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart.