MENU

CNM/CUT destaca importância de diálogo entre Lula e Trump para soberania e indústria

Reunião reafirma o papel soberano do país no cenário internacional e demonstra que o desenvolvimento brasileiro está no rumo certo

Publicado: 27 Outubro, 2025 - 17h31 | Última modificação: 27 Outubro, 2025 - 17h37

Escrito por: Redação CNM/CUT

Ricardo Stuckert / PR
notice
Trump e Lula se encontraram durante a 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) considera o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um momento importante para o Brasil e para a classe trabalhadora. A reunião reafirma o papel soberano do país no cenário internacional e demonstra que o desenvolvimento brasileiro está no rumo certo com democracia, diálogo e compromisso com a paz e a justiça social.

Para nós, metalúrgicos e metalúrgicas da CUT, este é também um passo decisivo na luta pelo fim das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, especialmente da nossa indústria. Essa taxação penaliza o desenvolvimento nacional e o emprego no setor produtivo. O diálogo entre os dois governos abre uma oportunidade concreta para avançar na construção de um acordo justo, que valorize a produção, o trabalho e a cooperação entre as nações.

O presidente Lula tem conduzido as relações internacionais do Brasil com coragem e firmeza, demonstrando que nosso país tem protagonismo e autonomia para defender seus interesses, promover o desenvolvimento e reafirmar a democracia. Ao colocar o trabalho, a vida e o futuro do povo brasileiro no centro das negociações, o governo reafirma um projeto de nação baseado na nova indústria brasileira inovadora, sustentável e comprometida com a soberania e com a paz na América Latina e no mundo.

A CNM/CUT saúda a postura do governo brasileiro e segue mobilizada para fortalecer a voz dos trabalhadores e trabalhadoras na construção de um Brasil mais justo, industrializado e solidário, onde o desenvolvimento caminhe junto com a valorização do trabalho e da democracia.

Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT)
São Paulo,  27 de outubro de 2025