Companheiras capixabas criam o Coletivo de Mulheres Metalúrgicas
O Coletivo de Mulheres Metalúrgicas Capixabas, organização criada por mulheres da categoria no ES, tomará posse durante o 3º Encontro de Saúde, que acontece nos dias 22 e 23 de maio
Publicado: 19 Maio, 2010 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
Foi realizada na terça-feira (18), a primeira reunião que definiu as diretrizes do Coletivo. E dentre os principais objetivos estão a necessidade de formação política no enfrentamento à violência e à discriminação com enfoque principal na saúde da mulher.
Dados da Secretaria de Saúde do Sindimetal-ES, revelam que são ínfimas as ocorrências de acidentes, assédio moral e sexual e doenças do trabalho registradas por mulheres.
"Eu não atendo nem 5% de trabalhadores que procuram o Sindimetal. Elas não se queixam, apesar de a gente saber que enfrentam os mesmos ou maiores problemas dentro das indústrias. Daí fica a pergunta: será que as mulheres não se acidentam, não adoecem ou têm medo de procurar o Sindicato?", expõe Kele Bolognesi, técnica de segurança do trabalho da Secretaria de Saúde do Sindimetal-ES.
O Coletivo nasceu da ausência de discussão sobre os problemas específicos que as mulheres metalúrgicas enfrentam no ambiente de trabalho. "O discurso do movimento sindical é machista. Não existe um trabalho voltado para as questões de gênero e, por isso, as mulheres não encontram abertura para procurar o Sindicato. Elas não se vêem representadas", relata Ercilia Saturnino, secretária da diretoria do Sindimetal-ES e assessora do Coletivo de Mulheres.
A necessidade de representação feminina é um antigo debate no Sindimetal-ES e gerou a entrada de duas mulheres na diretoria. "A meta do planejamento de 2009 era inserir cinco mulheres, mas só conseguimos que apenas duas deixassem sua vida lá fora para se engajar-se no movimento sindical", conta Telma Bernardino, trabalhadora da LCA Laminação e diretora do Sindimetal-ES.
A apresentação oficial do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas Capixabas acontecerá no 3º Encontro de Saúde e Ambiente de Trabalho dos Metalúrgicos e Encontro Interestadual do Coletivo de Saúde da CNMCUT ES/RJ que está previsto para os dias 22 e 23 de maio na Pousada Ponta de Areia em Ponta da Fruta, Vila Velha. "O próximo passo do Coletivo é criar um regimento interno. Queremos legalizar a organização para ampliar o debate", defende Vanícia Vasconcellos Pereira, diretora do Sindimetal.
Fonte: Sindimetal-ES