Confirmado: nova fábrica de motores da GM será em Joinville (SC)
Serão fabricados motores para Celta, Corsa, Montana e Prisma
Publicado: 03 Abril, 2008 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
A General Motors escolheu Joinville para abrigar a fábrica de motores em Santa Catarina que será inaugurada em 2009. A cidade de Araquari também disputava o investimento de R$ 350 milhões, mas a maior oferta de mão-de-obra qualificada e a localização foram determinantes na escolha
A nova fábrica terá capacidade para produzir 120 mil motores ao ano, principalmente para os modelos Celta, Corsa, Montana e Prisma 1.0 e 1.4. Também serão feitos 50 mil cabeçotes por ano, parte para exportação.
GM assina contrato na segunda
O documento que formaliza a construção da fábrica de motores da GM em Joinville será assinado na segunda-feira entre executivos da montadora e representantes dos governos municipal e estadual. A direção da GM ainda aguarda a definição do preço do terreno, que será pago pela empresa.
A GM terá benefícios como isenção de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e, por parte do governo estadual, prorrogação de prazos para início de recolhimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Ontem, executivos da empresa se reuniram com técnicos da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) para discutir a situação dos terrenos. Limitações ambientais preocupam a GM. Para o presidente da Fatma, Carlos Kreuz, todos os terrenos tem obstáculos, mas podem ser superados.
Hoje, técnicos da prefeitura de Joinville e da GM participam de uma conferência para discutir os últimos detalhes. A nova fábrica deve gerar 600 empregos diretos.
A cidade de Araquari também disputava o investimento de R$ 350 milhões da nova fábrica, mas a maior oferta de mão-de-obra qualificada e a localização foram determinantes na escolha.
Fonte: Agência Estado e Diário Catarinense