MENU

Conquista: metalúrgicos do Espírito Santo inauguram sede nova

Publicado: 30 Maio, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os metalúrgicos no Espírito Santo estão de casa nova. Localizado próxima à portaria da ArcelorMittal Tubarão (antiga CST), no município de Serra, o mais industrializado na região Metropolitana de Vitória. O prédio administrativo do Sindimetal tem três andares, auditório para 80 pessoas, 17 salas e elevador para atender aos portadores de deficiência e estacionamento.

O atendimento à categoria no novo endereço começa a partir de 2 de junho e tem tudo para dar, ao trabalhador sindicalizado, o melhor tratamento.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de muito companheiros, como Marino Vani, vice-presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT); o prefeito Municipal de Serra, Audifax Barcellos (PDT); o secretário municipal de Trabalho e Geração de Renda de Vitória, Tarciso Celso Vieira de Vargas; o gerente de Trabalho e Renda da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Pigatti; do presidente da CUT-ES, José Carlos Nunes e de dezenas de sindicalistas representando outras categorias.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Edinaldo Fernandes da Silva, aproveitou a ocasião para passar o cargo ao secretário-geral Roberto Pereira de Souza. No dia 04/06 Edinaldo deixará a presidência para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Serra. Ele é pré-candidato a vereador pelo PT.

Marino Vani disse em seu discurso, disse que a CNM definiu apoio a todos os dirigentes metalúrgicos candidatos a vereador e prefeito, como estratégia para fortalecer a luta dos trabalhadores e do partido. Todos os convidados da mesa comemoram essa conquista e desejaram sucesso ao trabalho que o sindicato vem realizando, ao longo desses 20 anos em que a Oposição Cutista "Boca de Forno" - nome também do jornal do Sindicato - tomou a entidade dos pelegos.

O ex-presidente Tarciso Vargas fez questão de relembrar os nomes das pessoas que de alguma foram contribuíram para a construção do prédio, que era sonho da primeira diretoria da qual foi o comandante.

História - O Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo completa, em agosto desse ano, 46 anos de lutas. O Sindimetal nasceu em Jardim América, Cariacica, ao lado da Companhia Ferro e Aço de Vitória (Cofavi), a primeira siderúrgica do Espírito Santo, falida em 1996. Suas instalações foi adquirida pela Belgo Mineira num leilão em 2003. Com os grandes projetos CST, CVRD, Aracruz Celulose e o pólo industrial da Serra mudou-se para o centro de Vitória, na conhecida casa da Escadaria do Rosário. Expandiu-se com as subsedes para João Neiva, Aracruz, Linhares, Jardim Limoeiro e Anchieta, além de postos avançados em Colatina e São Mateus, acompanhando a categoria no interior do Estado.

A nova casa, agora em Serra é bem próxima dos metalúrgicos. A inauguração dessas instalações tem um significado especial. O terreno foi comprado em 1990 e a construção começou em 2002. Paralisada por cinco anos, finalmente a diretoria do mandato 2006/2009 conclui a sua construção. Depois de muitas dificuldades, temos que comemorar mais uma conquista dos metalúrgicos capixabas.

As obras de construção da nova sede começaram em meados de 2007, aproveitando uma estrutura de concreto iniciada em 2001. Toda a área do terreno de 200 metros quadrados foi utilizada na obra que deve ter um custo final aproximado de R$ 1 milhão. Futuramente o Sindimetal vai prestar contas aos trabalhadores do valor investido na construção e nas instalações da nova sede.

Adeus à casa da Escadaria do Rosário

A casa de número 100 da Escadaria do Rosário, no Centro de Vitória, guarda memórias de muitas lutas e conquistas da categoria metalúrgica no Espírito Santo. Foi nessa sede que o Sindicato deixou seu lado pelego e assumiu uma frente combativa, visando à melhoria da qualidade de salário e de vida dos trabalhadores. Hoje, que o Sindicato se desloca para perto da categoria, que se concentra no município de Serra, tem que deixar para trás as lembranças de mais de 20 anos. Por enquanto, somente o departamento jurídico irá permanecer no Centro, devido a sua proximidade com as Varas do Trabalho, localizadas no Parque Moscoso, no Centro da Capital.

Novos planos - São planos do Sindimetal engrenar outra obra a ser construída para a categoria. Assim que tudo for finalizado, o Sindimetal começará a construir a sede social. "Primeiro será feito o campo de futebol soçaite com os vestiários, para atender a um desejo da categoria: que é ter um lugar para o lazer. O terreno da sede social foi trocado recentemente e está localizado na Avenida Brasil, distante uns 500 metros da sede que foi inaugurada. A intenção dos diretores é investir construindo um ginásio de esportes e um Centro de Formação Sindical.

Serviço - O novo endereço do Sindimetal-ES é Rua Tancredo Neves, S/N, esquina com a Avenida Brasil, em São Diogo I, próximo à portaria da CST, na Serra. O telefone será 27 3228-5287. Qualquer dúvida quanto entrar em contato com o Sindimetal, acesse o site www.sindimetal-es.org.br.

Fonte: Sindimetal-ES