MENU

Debate sobre o motor do futuro em SC deu destaque aos avanços da academia

O seminário Híbrido Etanol: O Motor do Futuro seguirá por todo o Brasil, unindo trabalhadoras, trabalhadores, academia, empresários e governos em busca de uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentável

Publicado: 08 Dezembro, 2022 - 11h06 | Última modificação: 08 Dezembro, 2022 - 12h35

Escrito por: Redação CNM/CUT

UFSC
notice

A quinta edição do Seminário “Híbrido Etanol: o Motor do Futuro'', organizado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reuniu, na manhã desta quarta-feira (7) no Parque Tecnológico e Centro de Inovação Ágora Park, em Joinville, sindicalistas, professores e representantes de indústrias locais em torno do debate, que deu destaque aos avanços da academia.  [conheça o histórico dos outros debates abaixo]

Em um primeiro momento o evento contou com a saudação das autoridades presentes, entre elas a presidente da CUT/SC, Anna Julia Rodrigues, o Diretor Geral da UFSC - Campus Joinville - Diego Greff, do Professor Doutor da UFSC, Modesto Hurtado Ferrer, do Presidente da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP, Erick Silva, e do Secretário-Geral da CNM/CUT, Loricardo Oliveira. 

Além de diversos representantes de entidades sindicais de classe da CUT e demais centrais sindicais, também estavam presentes o Secretário de Formação da CNM/CUT, Renato Almeida, o presidente do CEAR Turismo, Eventos e Participações S/A, Manoel Araújo Sobrinho, o Coordenador do Centro de Monitoramento e Pesquisa da Qualidade de Combustíveis, Biocombustíveis, Petróleo e Derivados – CEMPEQC/UNESP, Rodrigo Marques, e o representante do Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera, Mozart Serpa.

UFSCUFSC
Renato Almeida é o que está com o microfone na mão, e ao lado dele está o Loricado Oliveira

 

Com uma forte atuação da academia, o debate contou com quatro palestras: O Diretor Administrativo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Wellington Messias Damasceno abordou o tema “Caminhos para a descarbonização e reindustrialização”. Na sequência, o Professor Doutor da UFSC - Campus de Joinville - Leonel R Cancino levou ao conhecimento da plateia seus estudos sobre o “Uso eficiente do etanol como combustível na indústria do transporte”. O Professor Doutor da UFSC, Rafael Catapan, abordou sobre o “Hidrogênio musgo: Produção a partir da reforma do etanol”. A última palestra trouxe os avanços das pesquisas produzidas pela ArcelorMittal ao redor do mundo através da experiência do Especialista em Pesquisa e Desenvolvimento unidade Vega do Sul Engenheiro Metalurgista Fabrício Cerqueira.

Debate sobre o motor do futuro prepara futuros engenheiros

Com uma plateia composta majoritariamente por estudantes, os alunos dos cursos de engenharia da UFSC tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o debate em torno da abrangência que estas mudanças irão provocar não apenas nas cadeias produtivas, mas em toda a sociedade. Para o estudante de Engenharia Automotiva, Eron Moraes Espíndola, poder ver este debate com uma tecnologia brasileira como o etanol é muito bom porque traz para a realidade nacional. “Nós somos os engenheiros desse futuro, então estar por dentro destes avanços faz com que a gente chegue muito mais preparado ao mercado de trabalho”, destacou. 

UFSCUFSC

Atento a cada detalhe apresentado pelos palestrantes, o também estudante, Vinicius Akio Nomura, que faz parte do laboratório de pesquisa da UFSC e está desenvolvendo um formador de etanol para aplicação de célula combustível, ressaltou que este debate chegou ao campus da universidade no momento exato. Segundo ele,é importante levantar estas dificuldades, não só as que enfrentamos na implementação da tecnologia em si, mas também na infraestrutura, na preparação dos trabalhadores para esta nova tecnologia. Eventos como estes são essenciais para que este conhecimento seja difundido na sociedade”. 

Construção de um novo país

Após o painel que possibilitou a interação entre palestrantes e plateia, as falas de encerramento deram destaque à grandeza desta quinta edição do seminário. Em nome da CNM/CUT, Loricardo Oliveira, ressaltou a magnitude da união em torno da construção de um novo país. 

"Além da construção do carro hibrido etanol, a gente também precisa debater a questão do investimento na mobilidade e o exemplo é o que está acontecendo em Santa Catarina agora, que com as destruições das estradas muitas pessoas não conseguiram chegar até o nosso debate. O Estado precisa investir em infraestrutura para garantir esta mobilidade", ressaltou Loricardo. 

Sua fala foi reafirmada pelo coordenador do CEMPEQC/UNESP, Rodrigo Marques, que destacou que o desafio posto para 2030 exige uma força tarefa, saindo do debate e colocando todo o conhecimento em prática. 

Já o presidente do CEAR, Manoel Araújo Sobrinho, afirmou que o evento deixou claro que o Brasil tem tecnologia e ciência para a implementação de um novo ‘pró alcool’ no país e que o conhecimento adquirido nesta edição irá contribuir muito para o projeto que será apresentado ao novo governo do Brasil. 

UFSCUFSC

Antes de dar por encerrado o Seminário, o diretor geral da UFSC - Campus Joinville - Diego Greff, focou seu discurso no fato de trabalhadores e ressaltou que a academia está caminhando junto na busca de soluções para este futuro próximo.  

O seminário Híbrido Etanol: O Motor do Futuro seguirá avançando por todo o Brasil, unindo trabalhadoras, trabalhadores, academia, empresários e governos em busca de uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade. Os próximos passos deste debate podem ser acompanhados através do site motordofuturo.com.br.

UFSCUFSC

Veja o histórico das atividades sobre o tema

PRIMEIRO EVENTO – No dia 6 de outubro de 2021, sediado em Araraquara/SP, ocorreu o Primeiro Encontro “HÍBRIDO ETANOL: O MOTOR DO FUTURO – UMA AGENDA DE DESENVOLVIMENTO, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE”. 

O evento foi dividido em três painéis: O Painel 1 apresentou o “Carro híbrido a etanol (desafios e oportunidades da academia ao mercado)”. O Painel 2 levou o tema “Carro híbrido: Um conceito sustentável – Carro elétrico é mesmo sustentável? E o Painel 3 teve o assunto: “O novo ciclo do etanol: Qual o caminho para o etanol se consolidar como principal fonte sustentável de energia para o futuro?”.

SEGUNDO EVENTO – O segundo evento “HÍBRIDO ETANOL: O MOTOR DO FUTURO” em 6 de abril foi realizado virtualmente. 

A programação foi dividida em dois painéis.No Painel 1, com o tema “Rotas tecnológicas para a mobilidade sustentável”, Houve apresentação do panorama do processo de eletrificação e de como inserir o Brasil nesse processo, bem como o desenvolvimento de uma nova cadeia de autopeças e como tornar essa tecnologia mais acessível.O Painel 2 abordou “O marco legal para o motor do futuro”e o debate destacou os pontos positivos das políticas públicas existentes e a necessidade de novas políticas que estimulem o desenvolvimento e nacionalização desta tecnologia, mantendo o protagonismo do etanol e popularizando o carro eletrificado brasileiro.

TERCEIRO EVENTO – Aconteceu no Parque Tecnológico de Sorocaba/SP, no dia 26 de maio de 2022, às 14h. 

O Evento teve dois painéis importantes, com os seguintes debates: “Qual o impacto das novas tecnologias para a cadeia de autopeças no Brasil?” e “Quais ações necessárias para o desenvolvimento e suprimento local?”O Painel 2 desenvolveu o desafio: Quais ações necessárias para o desenvolvimento e o suprimento local?

QUARTO EVENTO – Aconteceu no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, dia 23 de junho de 2022, – Híbrido Etanol – O MOTOR DO FUTURO “O Novo Ciclo do Etanol” com dois painéis transmitidos ao vivo. O Painel 1  levantou a questão“Quais Oportunidades de Desenvolvimento Sustentável?” E o Painel 2 questionou “O que pode ser feito de hoje até 2030?”. 

*Você consegue saber tudo que aconteceu até agora sobre o debate no site: http://www.motordofuturo.com.br/