Depois de protesto dos trabalhadores em Sorocaba, Dana decide negociar
Categoria havia aprovado por unanimidade uma greve por tempo indeterminado, caso a empresa não abrisse diálogo para negociação
Publicado: 02 Junho, 2025 - 19h03 | Última modificação: 02 Junho, 2025 - 19h11
Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

Os representantes da Dana marcaram uma reunião de negociação sobre as denúncias de más condições de trabalho na próxima quinta-feira, dia (5), após os trabalhadores e trabalhadoras da empresa realizarem um protesto por duas horas, convocado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região.
A paralisação aconteceu durante o primeiro turno, nesta segunda-feira, (2), e contou com ampla participação da categoria. Também houve mobilização no segundo turno.
Entre as principais reivindicações estão melhorias no convênio médico, com redução nos altos descontos praticados atualmente, tanto na participação em consultas quanto em exames. A categoria também cobra avanços na qualidade da alimentação, especialmente em relação à qualidade da proteína e à variedade das refeições oferecidas.
O presidente do SMetal, Leandro Soares, colocou em votação na assembleia uma greve por tempo indeterminado, caso não avance na negociação. A categoria aprovou por unanimidade.
“Se não tiver proposta na mesa das negociações até o fim da semana e avanços para melhorar as condições de trabalho na Dana, vamos ter greve”, afirma Leandro.
Outro ponto crítico abordado durante o ato foi o transporte dos trabalhadores, principalmente aos finais de semana, quando não há fretamento disponível, prejudicando quem precisa se deslocar até a fábrica.
“O que queremos é dialogar, negociar e encontrar soluções viáveis”, afirma o dirigente do SMetal, Antônio Weber Filho, conhecido como "Bizu".