Direção Mundial da ThyssenKrupp e representantes do IG Metall reúnem-se com CNM/CUT
Encontro em São Paulo reuniu dirigentes da multinacional alemã, representantes do IG Metall, CNM/CUT e de trabalhadores da companhia no país
Publicado: 22 Abril, 2008 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
Nesta terça-feira (22), a direção da Confederação Nacional dos Metalúrgicos reuniu-se com e direção mundial do Grupo ThyssenKrupp e com representantes do sindicato alemão IG Metall na sede da CNM/CUT, em São Paulo.
No início das atividades, o presidente da CNM/CUT, Carlos Alberto Grana, apresentou dados sobre o Brasil, suas diferenças regionais e um perfil do setor metalúrgico no país. Grana enfocou principalmente a luta dos metalúrgicos pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, uma das principais bandeiras de luta da categoria no país.
A reunião serviu para reforçar o diálogo já estabelecido entre trabalhadores e a ThyssenKrupp, que afirmou assegurar o direito de sindicalização dos trabalhadores da multinacional. Os diretores da empresa relataram que a estrutura sindical brasileira é bastante diferente da encontrada na Alemanha, onde fica a sede da companhia, o que ainda gera dúvidas por parte dos representantes europeus.
CSA - Um dos representantes do IG Metall no encontro, Manuel Campos, relatou a visita da "comitiva alemã" à usina CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), no RJ na última segunda-feira. A visita abriu diálogo com representantes sindicais da região, que até então era inexistente. Para tanto, foi necessário explicar-lhes o funcionamento do sindicalismo alemão, em práticas já tradicionais, como co-gestão e a implantação de redes e comitês, entre outros exemplos. "A representatividade dos trabalhadores na Thyssen precisa ser tão forte e respeitado como a empresa é em seu segmento", afirmou.
Grana ressaltou que apesar de complexa, a estrutura sindical brasileira sofre um processo de mudanças aceleradas, o que gera possibilidades de mudanças também de uma central sindical para outra. "Essa divergência de visão não impede que haja unidade de ação", disse.
A reunião marcou também a entrega da pauta, pelo funcionário da ThyssenKrupp e membro da diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Elisandro Marques, tirada no encontro nacional dos trabalhadores na Thyssen, ocorrido entre 6 e 7 de dezembro de 2007, em São Paulo.
Abaixo, os ítens da pauta de reivindicações:
- Saúde e Segurança do Trabalho, devido ao aumento das doenças ocupacionais;
- Plano Nacional de Cargos e Salários, devido a muita diferença de distribuição salarial;
- Redução da Jornada de Trabalho sem redução de salários, 40 horas semanais;
- Espaço físico para sindicalização em todas as plantas; OLT, comissão de fábrica;
- Negociação do processo de implantação dos Princípios de Responsabilidade Social.
Fonte: Valter Bittencourt e Flávia Nozue - CNM/CUT