Duas Rodas: Sundown faz planos para nova fábrica em Manaus
Publicado: 08 Agosto, 2007 - 08h00
Escrito por: CNM CUT
Atuando no mercado brasileiro de motos desde 2003, a Sundown planeja abrir mais uma fábrica em Manaus, AM. Antonio Carlos Romanoski, presidente da Brasil e Movimento, empresa controladora da Sundown, explica que o investimento já foi definido: R$ 40 milhões. Mas a empresa ainda estuda a possibilidade de ampliar a linha de produção atual. 'Ainda estamos definindo a melhor estratégia.'
Na configuração atual a fábrica tem capacidade instalada para 180 mil unidades/ano, mas tem colocado no mercado apenas 90 mil motos. Mesmo assim Romanoski acredita que tal capacidade é suficiente para atender ao mercado brasileiro até 2008 ou 2009. 'Estamos pensando no longo prazo.' A partir da ampliação, planejada para acontecer em 2008, seja com nova fábrica ou não, sairão das linhas de produção da Sundown cerca de 240 mil unidades/ano.
Durante o primeiro semestre de 2007 a montadora vendeu 36 mil 568 motos, registrando aumento de 55,5% sobre o mesmo semestre de 2006. Do total vendido 80% são financiados, 10% são vendas à vista e o restante é via consórcio. Ainda assim, sobrando capacidade para montar as motos, não existe planos no curto prazo para exportar. 'O mercado brasileiro ainda tem muito espaço para ocuparmos.'
Segundo o executivo doze engenheiros brasileiros trabalham no centro de pesquisa tecnológica da empresa, na China, em conjunto com seus dois principais fornecedores. 'Estamos fazendo todo o desenvolvimento dos modelos obedecendo a todas as exigências brasileiras, principalmente com relação às emissões.' Romanoski garante que seus modelos estarão preparados para a fase do Promot que entrará em vigor em 2009.
Outras chinesas - Romanoski não teme a entrada, cada vez mais acelerada, de outras motos chinesas. 'Nós mexemos com o mercado brasileiro e acreditamos que há espaço para todas, principalmente no segmento das motos mais baratas, esquecido durante anos pelas montadoras tradicionais.' Romanoski também destaca a necessidade de manter rede de distribuição eficiente para atender ao exigente cliente brasileiro. 'Quem entrar nesse mercado tem de estar preparado para tudo.'
Marketing - A empresa está investindo R$ 10 milhões em nova campanha publicitária baseada nos veículos tradicionais de comunicação e principalmente na internet. Por meio de um site os clientes descrevem, em vídeo inclusive, momentos felizes de suas vidas. Os três melhores trabalhos serão apresentados em programa de televisão e ganharão uma moto cada um.
Motos mantêm crescimento acelerado
O segundo semestre começou de acordo com as projeções da Abraciclo, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares. Vendas e produção confirmam a tendência de elevação dos patamares brasileiros e as exportações tentam driblar a desvalorização do dólar.
Há meses apresentando retração as exportações de julho tiveram seu primeiro resultado positivo do ano, 10% de expansão sobre os embarques de julho de 2006, totalizando 17 mil 563 unidades, uma surpresa.
Esse volume, contudo, ainda não altera o resultado acumulado do ano, que soma, segundo dados da entidade, 73 mil 121 motos exportadas e queda de 30% na comparação do mesmo período do ano passado. Para Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da associação, 'as variáveis apontadas traduzem as mesmas oscilações encontradas nos anos anteriores, com queda em julho e recuperação no mês seguinte. Contudo demonstram que as projeções feitas permanecem acertadas, mantendo um crescimento de 19% para este ano'.
A produção teve desempenho menor do que em outros meses, conseqüência dos dias parados para ajustes nas linhas de produção. No Pólo Industrial de Manaus, AM, foram montadas 110 mil 566 motos, volume 22,4% maior do que o registrado no mesmo mês de 2006. No acumulado dos sete meses do ano saíram das linhas de produção 987 mil 74 motocicletas, avanço de 22,7% sobre o volume produzido de janeiro a julho do ano passado.
As vendas de motos continuam em ritmo acelerado e acumulam, até julho, 888 mil 528 unidades, apontando avanço de 25% na comparação com idêntico período de 2006. Em julho o mercado interno absorveu pouco mais de 98 mil motocicletas, registrando crescimento de 20,1% ante julho do ano anterior.
Fonte: Autodata