EADS-CASA discute protocolo em S.Paulo
Publicado: 22 Novembro, 2006 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
Representantes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), do Sindicato dos Trabalhadores no Setor Aeroespacial de São Paulo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e de Porto Alegre, a Comissão Obreira (Espanha) e da EADS CASA, líder mundial na fabricação de aeronaves de médio e pequeno porte estiveram reunidos nesta quinta-feira (9), na sede da CNM em São Paulo para discutir o Programa de Compensações firmado desde 2003 entre a EADS CASA e o governo brasileiro, bem como o Protocolo Social, que além da empresa espanhola e do governo brasileiro, tem a assinatura das lideranças sindicais do Brasil e Espanha.
Este acordos são frutos da venda de doze aviões C-295 e a modernização de modelos P-3 para o governo do Brasil. O objetivo deste programa de compensações é fazer com que o Brasil ganhe conhecimento tecnológico dos espanhóis em contrapartida à compra e manutenção dos aviões. Com o compartilhamento de tecnologias, os trabalhadores brasileiros terão dentro de algum tempo, o máximo de autonomia na operação e manutenção das aeronaves assim como na execução de suas futuras atualizações, facilitando o desenvolvimento das capacidades brasileiras no setor.
O acordo prevê a Transferência de Tecnologia, Suporte técnico, Cooperação, Treinamento e Investimentos em empresas e instituições brasileiras que permitam o incremento das capacidades tecnológicas comercial e industrial brasileira tanto para o mercado interno quanto para a exportação.
Também foi exigida a subcontratação de componentes para a indústria brasileira com transferência de tecnologia, suporte e treinamento e a contratação de serviços para as empresas brasileiras e instituições privadas ou governamentais.
'Para os trabalhadores brasileiros é a oportunidade de trabalhar em um tipo de avião totalmente diferente do que estavam acostumados', disse Ignacio Sagarminaga, diretor de RH da EADS CASA. O representante da empresa disse ainda que 'o objetivo da EADS não é apenas vender os aviões, mas também agregar tecnologia'.
Protocolo Social
Também esteve em pauta na reunião, o Protocolo Social, que a EADS CASA já assinou e, que tem como grande trunfo, o comprometimento das empresas brasileiras que farão parte do Programa de Compensações em cumprir os Acordos Marco Internacionais (AMI). Estes acordos estabelecem normas para que as empresas respeitem e melhorem as condições de trabalho.
Até o momento foram selecionadas para o programa, as empresas: ATECH, HTA, VEM (VARIG ENGENHARIA E MANUTENÇÃO) e AEROELETRÔNICA.
Os dirigentes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos tiveram o compromisso da empresa de que em duas semanas, serão divulgados os nomes de todas as empresas já contratadas, para que os dirigentes sindicais possam cobrar destas empresas o cumprimento dos Acordos Marco Internacionais.
'A partir da reunião de hoje, estamos comprometidos a ter um diálogo permanente e conhecer o quanto antes quais são as empresas para exigirmos a qualidade e o respeito ao protocolo firmado no convênio e nos Acordos Marco Internacionais, que são aplicados na EADS CASA, na Espanha.', disse Antonio Camacho, da Comissão Obreira, da Espanha.
Sagarminaga, da EADS CASA, disse ainda que 'ainda há diferenças entre o Brasil e a Espanha no que diz respeito ao tratamento das empresas frente aos sindicatos', mas que fará o possível para mudar essa situação com os parceiros da EADS CASA. (Valter Bittencourt - Assessoria de imprensa CNM-CUT)
Contratos com o Governo Brasileiro
O Governo Brasileiro e a EADS CASA assinaram dois contratos referentes ao fornecimento de 12 aviões de transporte militar C-295 e à modernização de 8 aviões P-3 de patrulha marítima, incluindo a instalação do sistema de missão FITS (Fully Integrated Tactical System), desenvolvido integralmente pela EADS CASA, na Espanha. Esses são os primeiros contratos na área de defesa entre os dois países, e os mais importantes já assinados pela EADS CASA na América Latina, somando aproximadamente 560 milhões de euros.
As propostas da EADS CASA e dos outros concorrentes foram submetidas a um amplo e minucioso processo de avaliação dentro e fora do país, com estudos detalhados sobre os parâmetros técnicos, logísticos, comerciais e de compensações industriais (offset).
Sobre a EADS CASA
A EADS CASA é uma companhia espanhola que faz parte da Divisão de Aeronaves de Transporte Militar (MTAD, na sigla em inglês) do Grupo EADS. A empresa projeta, fabrica e comercializa aviões de transporte militar. Com os aviões C-212, CN-235 e C-295, a EADS CASA é líder mundial no mercado de aviões médios de transporte militar, com mais de 700 aeronaves em vôo em mais de 100 operadores em todo o mundo, além de ser responsável pelo sistema de missão FITS. É o único fabricante que cobre o segmento de 3 a 9 toneladas.
A MTAD, que também tem a participação da Airbus, está desenvolvendo o A400M para disputar o mercado de aeronaves pesadas para transporte militar. Em 2004, a divisão registrou receitas de 1,304 bilhão de euros - o que foi possível, entre outros fatores, graças ao programa A400M. O Ebit (lucro antes de impostos e juros) chegou a 26 milhões de euros e a carteira de pedidos permaneceu estável em 19,897 bilhões de euros.
Sobre a VEM - Varig Engenharia e Manutenção,
A VEM conta com uma equipe técnica competente e possui o maior e mais moderno parque industrial de manutenção aeronáutica do hemisfério sul, formado por dois grandes centros no Rio de Janeiro e Porto Alegre e 47 bases de manutenção. Ela executa serviços de engenharia e manutenção em aeronaves e suas partes, com elevado nível de qualidade e pontualidade, com prazos e preços competitivos e em conformidade com os requisitos das autoridades aeronáuticas.
A empresa tem cerca de 4.400 trabalhadores distribuídos em três centros de manutenção em Porto Alegre, Rio de Janeiro e S.Paulo.
Rio de Janeiro - Área industrial: 250.000 m2 ; Área do hangar- 14.500 m2; Capacidade: Quatro aviões da classe wide body para docagem e estacionamento simultâneo
Porto Alegre - Área industrial: 180.000 m2; Número de hangares: 5; Área do maior hangar: 5.000 m2; Capacidade total: oito aviões da classe narrowbody para docagem
Com a crise da Varig, a VEM foi adquirida pela TAP-Manutenção e Engenharia, subsidiaria da empresa portuguesa de aviação TAP. Segundo a TAP, 'Em conjunto, a TAP-Manutenção e Engenharia e a VEM, empresa que constitui o maior centro de manutenção de aeronaves da América do Sul, formam o quinto maior grupo de manutenção mundial, permitindo esta realidade, através de uma maior exposição internacional, garantir uma importante posição no sector, bem como a expansão para um mercado de elevadíssimo potencial.'
Sobre a HTA
A HTA é um consórcio de 12 empresas do setor aeronáutico na região do Vale do Paraíba (São Paulo), fundado em novembro de 2002. Com o objetivo de conquistar o mercado externo, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, teve um papel de destaque no crescimento da companhia, fornecendo apoio às empresas que formam o consórcio desde 2000. Estas possuem mais de 15 anos de experiência no setor aeronáutico e, em sua maioria, foram criadas por ex-funcionários da Embraer, somando um know-how de 20 anos nas mais diferentes áreas, participando do programa aeronáutico brasileiro nos processos de engenharia, design, manufatura até a montagem não apenas de sistemas de aeronaves com propulsão a turbo, mas também aviões a reação e militares.
As seguintes companhias fazem parte da HTA: Aeroserv, Alltec, Autômata Industrial, Bronzeana, Compoende Aeronáutica, Graúna-Carpini & Marques, Leg Engenharia, Metinjo-Metalização Joseense, Mirage Indústria e Comércio de Peças, Status Usinagem, SPU Indústria e Comércio de Peças e Tecplas Indústria e Comércio de Fibras
Sobre a AEROELETRÔNICA Indústria de Componentes Aviônicos S/A
Criada em 1983 para atender a demanda estratégica da Força Aérea Brasileira (FAB) por empresas genuinamente brasileiras, de alta tecnologia, no setor de eletrônica embarcada. Sua sede está localizada na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Por ter vencido a licitação promulgada pela FAB para fornecimento de diversas unidades dos sistemas de armamento, elétrico, de comunicação e navegação da aeronave T-27 (Tucano), a Aeroeletrônica iniciou a fabricação de seus primeiros produtos. Completou, na íntegra, o ciclo de produção com a elaboração do projeto, desenvolvimento e qualificação de 11 diferentes modelos de equipamentos.
Produziu mais de 6.000 unidades utilizadas nesta aeronave que, atualmente, operam tanto na Força Aérea Brasileira quanto em diversas outras de vários países, em diversos continentes. Com o decorrer dos anos, a Aeroeletrônica conquistou significativa participação no programa conjunto Brasil x Itália para o desenvolvimento e produção da aeronave AM-X, tendo completado o ciclo de projeto, desenvolvimento e qualificação de 5 diferentes sub-sistemas para toda a frota. A Aeroeletrônica também tem participado em diversos programas de projeto, desenvolvimento, qualificação e produção de sistemas eletrônicos para satélites junto ao INPE .
Em julho de 2001, após um longo processo de seleção, a Elbit Systems Ltd., maior empresa privada israelense de produtos de defesa, adquiriu do Grupo Aeromot o controle acionário da Aeroeletrônica.
Sobre a Atech
A Atech, pessoa jurídica de direito privado e entidade sem fins lucrativos, instituída em 1997 nos termos dos artigos 24 e seguintes do Código Civil, foi criada como solução para integrar o Sistema de Vigilância da Amazônia - Sivam.
Desde meados de 1997, tem a responsabilidade de garantir ao Brasil uma resposta autônoma, confiável e perene no desenvolvimento, operação, manutenção e atualização tecnológica da inteligência dos sistemas para vigilância da Amazônia - SIPAM e SIVAM.
A Atech é uma entidade voltada para desenvolvimento e aplicação de tecnologias do conhecimento determinantes, que agreguem valor para o negócio de seus Clientes, e que contribuam para o desenvolvimento nacional e para a nossa autonomia tecnológica. (com informações das páginas das empresas e de revistas especializadas)