MENU

Gerdau compra empresa nos EUA e inaugura usina em SP

Publicado: 20 Março, 2006 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

 Sem detalhar valores nem as condições do acordo, a Gerdau informou a aquisição dos ativos da Callaway Building por sua subsidiária nos Estados Unidos, a Gerdau Ameristeel Corporation. Segundo o comunicado enviado às bolsas, a Callaway tem experiência de 45 anos como fornecedora de vergalhões e outros produtos para a construção civil nos estados do Tennessee, Kentucky, Virginia, Carolina do Norte e Geórgia.

Também em março, a Gerdau inaugurou usina para produzir vergalhões em São Paulo, o maior mercado de construção civil do País. Instalada em Araçariguama, a nova usina exigiu investimento de R$ 500 milhões e poderá produzir até 900 mil toneladas/ano de aço. Ainda no segundo semestre de 2006 entrará em operação o laminador da Gerdau São Paulo, com capacidade instalada anual de 600 mil toneladas de vergalhões. Esta é a 30ª siderúrgica do Grupo Gerdau nas Américas.

A Gerdau São Paulo foi projetada para produzir mais aço em uma área menor. A produção por metro quadrado chega a ser 2,5 vezes maior do que a de uma usina tradicional. Isso ocorre porque a área de estocagem da Gerdau São Paulo é muito pequena, em razão da sua proximidade com o mercado consumidor, e a aciaria é totalmente integrada à laminação, o que não acontece em outras siderúrgicas.

O forno elétrico a arco utilizado na aciaria da Gerdau São Paulo - etapa em que o aço é produzido a partir da sucata - é o mais moderno do Brasil e um dos mais atualizados do mundo. O equipamento possui alta eficiência energética, chegando a ser até 10% mais econômico que os melhores modelos internacionais.

Além disso, o laminador da unidade será 15% mais produtivo que um convencional. A laminação, fase na qual o aço é transformado em vergalhões, ocorrerá em uma velocidade de 120 quilômetros por hora. O processo é on-line, ou seja, o aço será transformado em vergalhão e embalado para o consumidor automaticamente.

A Gerdau São Paulo conta ainda com um Mega Shredder, capaz de processar anualmente 600 mil toneladas de sucata ferrosa, principal matéria-prima para produção do aço. A siderúrgica possui uma subestação de energia com potência instalada de 140 MW, capaz de abastecer uma cidade de aproximadamente 400 mil habitantes.

A inauguração da Gerdau São Paulo ocorre em um momento de expectativas positivas para o setor, devido ao pacote de incentivos à habitação anunciado recentemente pelo Governo Federal. Alguns materiais de construção passaram a ter isenção do IPI e, outros, redução da alíquota. O governo também está ampliando o volume de recursos destinados para financiamento habitacional.

A Gerdau São Paulo empregará 500 pessoas diretamente e 2,5 mil indiretamente. Hoje, as obras na laminação envolvem mais mil profissionais.

Fonte
: Usinagem-Brasil