Gerdau quer fechar Sidelpa na Colômbia
Publicado: 26 Junho, 2009 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
Os trabalhadores da Siderurgica del Pacifico - SIDELPA, de propriedade do Grupo Gerdau foram surpreendidos no dia 23 de junho ultimo com a noticia da decisão da multinacional brasileira de encerrar as atividades da empresa.
Os trabalhadores da SIDELPA, representados pelo SINTRAMETAL subsede de Yumbo denunciaram a decisão como "unilateral, ilegal e arbitrária".
A empresa aponta duas razões para o fechamento da planta em Yumbo, Valle del Cauca, Colômbia. Em primeiro lugar o contencioso com a autoridade ambiental Corporación Autónoma Regional del Valle del Cauca sobre a contaminação da planta. E em segundo lugar a crise econômica mundial.
Para os trabalhadores da SIDELPA as razões apontadas são meras desculpas - a verdadeira razão para o fechamento da planta encontra-se na convenção coletiva que "provê um nível de vida significativamente superior aos outros trabalhadores da mesma co0mpanhia no país". Para os trabalhadores a empresa se utiliza da oportunidade para fechar fontes de trabalho, baixar custos trabalhistas e destruir organizações representativas dos trabalhadores.
A CNM/CUT soma-se à FITIM na solidariedade à justa luta dos trabalhadores colombianos por seus empregos.