GM inaugura fábrica de motores de R$ 350 milhões em Joinville
Publicado: 28 Fevereiro, 2013 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
A General Motors inaugurou ontem (27) sua primeira fábrica dedicada exclusivamente a motores no Brasil, em Joinville (SC). A planta já está operando em um turno e, em abril, a montadora vai inaugurar o segundo turno.
Fruto de investimento de R$ 350 milhões, a fábrica tem capacidade anual para produzir 120 mil motores e 200 mil cabeçotes. Ao todo, a unidade criou 500 empregos diretos e cerca de mil indiretos. Após a inauguração do segundo turno, serão produzidos 200 mil motores ao ano, segundo o presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila.
Os motores produzidos em Joinville são os dois da família SPE/4, com 1.0 e 1.4 litro. Eles equipam o Onix, lançado no fim do ano passado, e a nova geração do Prisma, que chegou às concessionárias nesta semana.
"O objetivo não é desafogar nossa outra fábrica de motores - em São José dos Campos (SP), que também conta com uma linha de produção de veículos -, pois esses produtos são para carros novos", disse Ardila. Os propulsores 1.0 e 1.4 são exclusivos para o mercado interno. No caso dos cabeçotes de alumínio, 40% serão exportados para a Argentina e 60% ficarão no País.
O novo complexo ocupa uma área de 200 mil metros quadrados, mas apenas 30 mil são destinados ao prédio que abriga a fábrica e os escritórios. A montadora vai erguer também nesse terreno uma fábrica de transmissões, que foi adiada por causa da crise econômica europeia.
"Em um primeiro momento, esses câmbios seriam destinados apenas à exportação para a Europa, e só depois seriam usados no Brasil", explicou Ardila. "Estamos aguardando a recuperação do mercado europeu para decidirmos quando vamos erguer a fábrica."
A cidade catarinense já havia entrado no páreo para receber a fábrica que a GM inaugurou no País no início dos anos 2000, mas Gravataí, no Rio Grande do Sul, venceu a disputa.
Prisma
O início das vendas do novo Prisma fará a GM operar em três turnos a partir de abril na fábrica de Gravataí. Lá também são produzidos o Onix e o Celta. "A capacidade produtiva anual passará agora a 350 mil veículos", afirmou Ardila. Antes, eram fabricados 225 mil exemplares de carros por ano na unidade. O novo turno gerou também 1,5 mil empregos.
O novo Prisma é o último modelo desenvolvido dentro do plano de investimentos de US$ 5,3 bilhões aplicado pela GM de 2009 a 2012. No segundo semestre, será anunciado um novo plano de investimentos, feito com recursos da própria subsidiária brasileira.
(Fonte: O Estado de S. Paulo)