Índice de satisfação com carros nacionais cai nos Estados Unidos
Lexus e BMW são as marcas que mais satisfazem os consumidores. Estudo mostra ainda que asiáticos e europeus melhoraram no ranking
Publicado: 20 Agosto, 2008 - 00h00
Escrito por: CNM CUT
Um estudo da Universidade de Michigan publicado na terça-feira (19) revela insatisfação dos consumidores americanos com os veículos de marcas nacionais General Motors, Ford e Chrysler. Ao mesmo tempo, o índice medido pelo órgão "American Customer Satisfaction Index" (ACSI) revela contentamento em relação os concorrentes asiáticos e europeus.
"Atingidos com perdas históricas, os fabricantes de automóveis americanos estão também sofrendo a queda de satisfação dos consumidores", indicou o ACSI. "Nenhum fabricante de automóveis de passeio está representado entre as quatro principais marcas. Além disso, os três últimos do setor são marcas americanas", acrescenta o estudo.
Apesar disso, a satisfação do consumidor em relação ao setor em geral se mantém alta, com 82 pontos - a mesma que em 2007. Em 2006, a pontuação foi de 81 pontos e, em 2005, de 80 pontos.
Para o professor Claes Fornell, do ACSI, o problema é que agora as companhias americanas se distanciam das concorrentes estrangeiras. "Isso não ajuda, já que eles perdem poder sobre os preços e se vêem forçados a seguir na dependência de descontos".
Segundo o ACSI, Lexus - a marca de luxo da Toyota - e BMW são as marcas que mais satisfação oferecem, com 87 pontos. Toyota e Honda seguem logo atrás, com 86. As duas companhias japonesas melhoraram 2% em relação a 2007.
Em quarto lugar empataram as marcas Saturn, Cadillac e Buick - as três da GM, com 85 pontos. A sul-coreana Hyundai ficou com 83 pontos, assim como a GMC, da GM e a Lincoln Mercury, da Ford. Nissan continua com 82 pontos.
Por outro lado, a Mercedes Benz que esperava subir no ranking, seguiu em queda e ficou na 12ª colocação.
As marcas que mais perderam em 2008 foram Chevrolet (GM), com queda de 4% e 79 pontos e Dodge (Chrysler), com queda de 3%, ficando com 78 pontos. Já a marca Jeep (Chrysler), embora tenha subido 1%, segue na última posição da lista, com 76 pontos.
Fonte: G1